news.med.br  -  Pharma News
Injeções subcutâneas de um agonista1 seletivo e de longa duração do receptor de amilina, ainda em fase de investigação, levaram a reduções clinicamente significativas no peso corporal em adultos com obesidade2, conforme demonstrado em um ensaio clínico randomizado3 de fase II, publicado no The Lancet. A variação percentual média no peso corporal em relação ao valor basal após 48 semanas (estimativa de eficácia) foi de -20% tanto nos participantes que receberam 9 mg de eloralintida quanto naqueles que iniciaram com 6 mg e aumentaram a dose para 9 mg, em comparação com -0,4% no grupo placebo4.
1 Agonista: 1. Em farmacologia, agonista refere-se às ações ou aos estímulos provocados por uma resposta, referente ao aumento (ativação) ou diminuição (inibição) da atividade celular. Sendo uma droga receptiva. 2. Lutador. Na Grécia antiga, pessoa que se dedicava à ginástica para fortalecer o físico ou como preparação para o serviço militar.
2 Obesidade: Condição em que há acúmulo de gorduras no organismo além do normal, mais severo que o sobrepeso. O índice de massa corporal é igual ou maior que 30.
3 Randomizado: Ensaios clínicos comparativos randomizados são considerados o melhor delineamento experimental para avaliar questões relacionadas a tratamento e prevenção. Classicamente, são definidos como experimentos médicos projetados para determinar qual de duas ou mais intervenções é a mais eficaz mediante a alocação aleatória, isto é, randomizada, dos pacientes aos diferentes grupos de estudo. Em geral, um dos grupos é considerado controle – o que algumas vezes pode ser ausência de tratamento, placebo, ou mais frequentemente, um tratamento de eficácia reconhecida. Recursos estatísticos são disponíveis para validar conclusões e maximizar a chance de identificar o melhor tratamento. Esses modelos são chamados de estudos de superioridade, cujo objetivo é determinar se um tratamento em investigação é superior ao agente comparativo.
4 Placebo: Preparação neutra quanto a efeitos farmacológicos, ministrada em substituição a um medicamento, com a finalidade de suscitar ou controlar as reações, geralmente de natureza psicológica, que acompanham tal procedimento terapêutico.
   [Mais...]

Um exame de sangue1 para detectar mais de 50 tipos de câncer2 pode ajudar a acelerar o diagnóstico3, de acordo com um novo estudo. Resultados de um ensaio clínico na América do Norte mostram que o teste foi capaz de identificar uma ampla gama de cânceres, dos quais três quartos não possuem nenhum tipo de programa de rastreamento. Mais da metade dos cânceres foram detectados em estágio inicial, quando são mais fáceis de tratar e potencialmente curáveis. O teste Galleri, produzido pela empresa farmacêutica americana GRAIL, consegue detectar fragmentos4 de DNA cancerígeno que se desprenderam de um tumor5 e estão circulando no sangue1.
1 Sangue: O sangue é uma substância líquida que circula pelas artérias e veias do organismo. Em um adulto sadio, cerca de 45% do volume de seu sangue é composto por células (a maioria glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas). O sangue é vermelho brilhante, quando oxigenado nos pulmões (nos alvéolos pulmonares). Ele adquire uma tonalidade mais azulada, quando perde seu oxigênio, através das veias e dos pequenos vasos denominados capilares.
2 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
3 Diagnóstico: Determinação de uma doença a partir dos seus sinais e sintomas.
4 Fragmentos: 1. Pedaço de coisa que se quebrou, cortou, rasgou etc. É parte de um todo; fração. 2. No sentido figurado, é o resto de uma obra literária ou artística cuja maior parte se perdeu ou foi destruída. Ou um trecho extraído de uma obra.
5 Tumor: Termo que literalmente significa massa ou formação de tecido. É utilizado em geral para referir-se a uma formação neoplásica.
   [Mais...]

» Terapia genética experimental retardou a progressão da doença de Huntington em 75%
» O medicamento para perda de peso Wegovy pode tratar doença hepática grave, diz a FDA
» Terapia única de edição genética pode reduzir o colesterol permanentemente
» FDA aprovou primeiro medicamento para apneia do sono
» Novo medicamento oferece proteção total contra o HIV em teste com mulheres jovens africanas
» FDA aprova primeira vacina de RNAm contra o vírus sincicial respiratório (VSR)
» Matar as células senescentes pode tratar doenças relacionadas à idade: resultados promissores observados no edema macular diabético
» Nova vacina contra clamídia mostra-se promissora em ensaio clínico inicial
» Terapia que transforma gânglios linfáticos em fígados passa pelo primeiro ensaio clínico em humanos
» Nova vacina contra hepatite E protege por pelo menos uma década


Visualizar: Títulos | Resumos
  • Entrar
  • Receber conteúdos