Gostou do artigo? Compartilhe!

Teste de anticorpos de detecção ultrarrápida, sensível e portátil de COVID-19 é barato e mostra o resultado em 5 minutos

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

O surto de COVID-19 e sua disseminação contínua ameaçam seriamente a saúde1 pública. O teste de anticorpos2 é essencial para o diagnóstico3 de infecção4, análise soroepidemiológica e avaliação da vacina5. No entanto, a detecção de anticorpos2 conveniente, rápida e precisa permanece um desafio nesta batalha prolongada.

Agora, um teste barato de 5 minutos se mostrou capaz de determinar com precisão se uma pessoa teve covid-19 no passado ou determinar se ela tem proteção de uma vacina5 detectando anticorpos2 no sangue6 ou saliva.

Quando uma pessoa é infectada pelo coronavírus ou vacinada contra ele, seu sistema imunológico7 produz anticorpos2 para combater o vírus8. Esses anticorpos2 continuam a ser produzidos por pelo menos seis meses, de modo que podem ser usados ​​para detectar uma infecção4 passada ou resposta à vacina5. Já existem testes para anticorpos2 contra o coronavírus, mas tendem a ser caros, complicados ou pouco precisos.

Saiba mais sobre "Antígenos9 e anticorpos2 - o que são", "Anticorpos2 anti-SARS-COV-2" e "Eficácia das vacinas contra a COVID-19".

Nesse contexto, Feng Yan da Universidade Politécnica de Hong Kong e seus colegas fizeram um teste de anticorpo10 contra covid-19 mais barato e conveniente. Em um estudo publicado na revista Science Advances, eles relatam o desenvolvimento de um teste para detecção ultrarrápida, sensível e portátil de IgG para COVID-19 usando transistores eletroquímicos orgânicos flexíveis. Estes convertem sinais11 biológicos em sinais11 elétricos e estão se tornando populares para detectar moléculas biológicas como proteínas12 e glicose13.

Uma gota14 de sangue6 ou saliva é colocada em um desses transistores, que é feito de ouro e embutido em uma pequena tira de plástico. Conforme os anticorpos2 do coronavírus se ligam a ele, o transistor produz sinais11 elétricos que são lidos por um medidor portátil leve conectado via Bluetooth a um telefone celular. Todo o processo leva menos de 5 minutos.

No artigo, os pesquisadores descrevem em detalhes essa plataforma de detecção de imunoglobulina15 G (IgG) para SARS-CoV-2 ultrarrápida, de baixo custo e portátil baseada em transistores eletroquímicos orgânicos (TEQOs), que podem ser controlados remotamente por um telefone celular.

Para permitir uma detecção mais rápida, pulsos de voltagem são aplicados no eletrodo de entrada do TEQO para acelerar a ligação entre o anticorpo10 e o antígeno16. Ao otimizar as concentrações de íons17 e valores de pH das soluções de teste, foi realizada a detecção específica de IgG para SARS-CoV-2 em vários minutos com uma região detectável de 10 fM a 100 nM, que abrange a faixa de níveis séricos de IgG para SARS-CoV-2 em humanos.

Assim, o teste provou ser altamente preciso na medição de anticorpos2 contra o coronavírus quando foi testado em amostras de sangue6 e saliva que foram enriquecidas com diferentes níveis de anticorpos2 no laboratório, incluindo níveis muito baixos.

Esses sensores portáteis, portanto, são promissores para uso no diagnóstico3 e prognóstico18 de COVID-19.

Yan e seus colegas estão agora planejando um ensaio clínico para confirmar se o teste também funciona em ambientes reais. Se o teste for bem-sucedido, a equipe solicitará a aprovação para vender o teste, que deve custar menos de US$ 1 por tira de teste, diz Yan.

Como outros testes de anticorpos2 contra covid-19, o novo teste pode ser útil para estimar os níveis de imunidade19 ao vírus8 – seja de infecção4 natural ou vacinação – em diferentes populações, diz Yan. Também pode mostrar quando os efeitos protetores das vacinas estão começando a desaparecer e as doses de reforço podem ser necessárias, diz ele.

No entanto, o teste não pode ser usado para ver se as pessoas estão infectadas com covid-19, uma vez que geralmente leva uma ou duas semanas após a infecção4 para que níveis significativos de anticorpos2 sejam produzidos.

Leia sobre "Testes da COVID-19" e "DETECTR: forma de detecção rápida, sensível e específica do SARS-CoV-2".

 

Fontes:
Science Advances, Vol. 7, Nº 38, em 15 de setembro de 2021.
New Scientist, notícia publicada em 15 de setembro de 2021.

 

NEWS.MED.BR, 2021. Teste de anticorpos de detecção ultrarrápida, sensível e portátil de COVID-19 é barato e mostra o resultado em 5 minutos. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/medical-journal/1402180/teste-de-anticorpos-de-deteccao-ultrarrapida-sensivel-e-portatil-de-covid-19-e-barato-e-mostra-o-resultado-em-5-minutos.htm>. Acesso em: 18 out. 2021.

Complementos

1 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
2 Anticorpos: Proteínas produzidas pelo organismo para se proteger de substâncias estranhas como bactérias ou vírus. As pessoas que têm diabetes tipo 1 produzem anticorpos que destroem as células beta produtoras de insulina do próprio organismo.
3 Diagnóstico: Determinação de uma doença a partir dos seus sinais e sintomas.
4 Infecção: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
5 Vacina: Tratamento à base de bactérias, vírus vivos atenuados ou seus produtos celulares, que têm o objetivo de produzir uma imunização ativa no organismo para uma determinada infecção.
6 Sangue: O sangue é uma substância líquida que circula pelas artérias e veias do organismo. Em um adulto sadio, cerca de 45% do volume de seu sangue é composto por células (a maioria glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas). O sangue é vermelho brilhante, quando oxigenado nos pulmões (nos alvéolos pulmonares). Ele adquire uma tonalidade mais azulada, quando perde seu oxigênio, através das veias e dos pequenos vasos denominados capilares.
7 Sistema imunológico: Sistema de defesa do organismo contra infecções e outros ataques de micro-organismos que enfraquecem o nosso corpo.
8 Vírus: Pequeno microorganismo capaz de infectar uma célula de um organismo superior e replicar-se utilizando os elementos celulares do hospedeiro. São capazes de causar múltiplas doenças, desde um resfriado comum até a AIDS.
9 Antígenos: 1. Partículas ou moléculas capazes de deflagrar a produção de anticorpo específico. 2. Substâncias que, introduzidas no organismo, provocam a formação de anticorpo.
10 Anticorpo: Proteína circulante liberada pelos linfócitos em reação à presença no organismo de uma substância estranha (antígeno).
11 Sinais: São alterações percebidas ou medidas por outra pessoa, geralmente um profissional de saúde, sem o relato ou comunicação do paciente. Por exemplo, uma ferida.
12 Proteínas: Um dos três principais nutrientes dos alimentos. Alimentos que fornecem proteína incluem carne vermelha, frango, peixe, queijos, leite, derivados do leite, ovos.
13 Glicose: Uma das formas mais simples de açúcar.
14 Gota: 1. Distúrbio metabólico produzido pelo aumento na concentração de ácido úrico no sangue. Manifesta-se pela formação de cálculos renais, inflamação articular e depósito de cristais de ácido úrico no tecido celular subcutâneo. A inflamação articular é muito dolorosa e ataca em crises. 2. Pingo de qualquer líquido.
15 Imunoglobulina: Proteína do soro sanguíneo, sintetizada pelos plasmócitos provenientes dos linfócitos B como reação à entrada de uma substância estranha (antígeno) no organismo; anticorpo.
16 Antígeno: 1. Partícula ou molécula capaz de deflagrar a produção de anticorpo específico. 2. Substância que, introduzida no organismo, provoca a formação de anticorpo.
17 Íons: Átomos ou grupos atômicos eletricamente carregados.
18 Prognóstico: 1. Juízo médico, baseado no diagnóstico e nas possibilidades terapêuticas, em relação à duração, à evolução e ao termo de uma doença. Em medicina, predição do curso ou do resultado provável de uma doença; prognose. 2. Predição, presságio, profecia relativos a qualquer assunto. 3. Relativo a prognose. 4. Que traça o provável desenvolvimento futuro ou o resultado de um processo. 5. Que pode indicar acontecimentos futuros (diz-se de sinal, sintoma, indício, etc.). 6. No uso pejorativo, pernóstico, doutoral, professoral; prognóstico.
19 Imunidade: Capacidade que um indivíduo tem de defender-se perante uma agressão bacteriana, viral ou perante qualquer tecido anormal (tumores, enxertos, etc.).
Gostou do artigo? Compartilhe!