news.med.br  -  Saúde
Saúde - 23/06/17
Pesquisadores do Centro de Neuro-Oncologia Dana-Farber estão atacando os glioblastomas por um novo ângulo - transformando o sistema imunológico1 do paciente contra as células2 cancerígenas. A quimioterapia3 direcionada usa medicamentos para desativar proteínas4 que as células2 cancerosas precisam para crescer, já a imunoterapia estimula o sistema imunológico1 a reconhecer e matar células2 cancerosas.
1 Sistema imunológico: Sistema de defesa do organismo contra infecções e outros ataques de micro-organismos que enfraquecem o nosso corpo.
2 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
3 Quimioterapia: Método que utiliza compostos químicos, chamados quimioterápicos, no tratamento de doenças causadas por agentes biológicos. Quando aplicada ao câncer, a quimioterapia é chamada de quimioterapia antineoplásica ou quimioterapia antiblástica.
4 Proteínas: Um dos três principais nutrientes dos alimentos. Alimentos que fornecem proteína incluem carne vermelha, frango, peixe, queijos, leite, derivados do leite, ovos.
   [Mais...]

Saúde - 13/06/17
Um estudo da Unicamp, coordenado pela pesquisadora Isabela Mateus Martins, mostrou que cerca de 40% dos compostos fenólicos da uva são desprezados junto com o bagaço da fruta durante o processo de produção de vinho no Brasil. Estes compostos podem ser benéficos ao organismo humano, reduzindo processos inflamatórios.   [Mais...]
Saúde - 06/06/17
A atuais recomendações da Academia Americana de Pediatria sobre o consumo de sucos de frutas por bebês1, crianças e adolescentes traz novas orientações sobre o consumo de suco de frutas e de bebidas à base de frutas para estas faixas etárias. Confira as principais.
1 Bebês: Lactentes. Inclui o período neonatal e se estende até 1 ano de idade (12 meses).
   [Mais...]

Saúde - 29/05/17
Um estudo realizado com ratos pode ajudar a explicar porque a dieta pode ser uma maneira ineficiente para perder peso: células1-chave do cérebro2 agem como um gatilho para evitar queimar calorias3 quando o alimento é escasso, fazendo nosso corpo compensar a redução de calorias3.
1 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
2 Cérebro: Derivado do TELENCÉFALO, o cérebro é composto dos hemisférios direito e esquerdo. Cada hemisfério contém um córtex cerebral exterior e gânglios basais subcorticais. O cérebro inclui todas as partes dentro do crânio exceto MEDULA OBLONGA, PONTE e CEREBELO. As funções cerebrais incluem as atividades sensório-motora, emocional e intelectual.
3 Calorias: Dizemos que um alimento tem “x“ calorias, para nos referirmos à quantidade de energia que ele pode fornecer ao organismo, ou seja, à energia que será utilizada para o corpo realizar suas funções de respiração, digestão, prática de atividades físicas, etc.
   [Mais...]

Saúde - 24/05/17
O medicamento Truvada, já usado no tratamento de pessoas infectadas pelo vírus1 HIV2 ou vírus1 da imunodeficiência3 adquirida (AIDS), foi incorporado ao Sistema Único de Saúde4 (SUS) agora para ser usado na Profilaxia Pré-exposição5 (PrEP) ao HIV2. O medicamento será ofertado a populações com maior risco de infecção6 pelo vírus1. No entanto, esta medida não substitui o uso do preservativo nas relações sexuais.
1 Vírus: Pequeno microorganismo capaz de infectar uma célula de um organismo superior e replicar-se utilizando os elementos celulares do hospedeiro. São capazes de causar múltiplas doenças, desde um resfriado comum até a AIDS.
2 HIV: Abreviatura em inglês do vírus da imunodeficiência humana. É o agente causador da AIDS.
3 Imunodeficiência: Distúrbio do sistema imunológico que se caracteriza por um defeito congênito ou adquirido em um ou vários mecanismos que interferem na defesa normal de um indivíduo perante infecções ou doenças tumorais.
4 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
5 Profilaxia pré-exposição: É uma maneira de as pessoas que não têm o HIV, mas que estão em risco de adquiri-lo, evitarem de contrair o HIV tomando um único comprimido (geralmente uma combinação de dois antirretrovirais) todos os dias. Esta preparação, quando feita de forma consistente, tem demonstrado reduzir o risco de infecção por HIV em indivíduos que estão em risco elevado, mais alto que 92%. Esta forma de prevenção é muito menos eficaz se não for tomada de forma consistente.
6 Infecção: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
   [Mais...]

Saúde - 23/05/17
Beber apenas um copo de vinho ou de outra bebida alcoólica por dia aumenta o risco de câncer1 de mama2, segundo novo relatório do American Institute for Cancer1 Research (AICR) e do World Cancer1 Research Fund (WCRF). O relatório também revelou, pela primeira vez, que o exercício vigoroso, como correr ou andar de bicicleta em velocidade rápida, diminui o risco de câncer1 de mama2 na pré e pós-menopausa3.
1 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
2 Mama: Em humanos, uma das regiões pareadas na porção anterior do TÓRAX. As mamas consistem das GLÂNDULAS MAMÁRIAS, PELE, MÚSCULOS, TECIDO ADIPOSO e os TECIDOS CONJUNTIVOS.
3 Menopausa: Estado fisiológico caracterizado pela interrupção dos ciclos menstruais normais, acompanhada de alterações hormonais em mulheres após os 45 anos.
   [Mais...]

Saúde - 17/05/17
O primeiro autoteste para detectar exposição ao vírus1 HIV2 foi registrado no Brasil e poderá ser vendido em farmácias e drogarias.
1 Vírus: Pequeno microorganismo capaz de infectar uma célula de um organismo superior e replicar-se utilizando os elementos celulares do hospedeiro. São capazes de causar múltiplas doenças, desde um resfriado comum até a AIDS.
2 HIV: Abreviatura em inglês do vírus da imunodeficiência humana. É o agente causador da AIDS.
   [Mais...]

Saúde - 16/05/17
Pesquisadores canadenses publicaram, no periódico European Journal of Clinical Nutrition, dados que mostram que o consumo de iogurte tem sido associado a padrões e estilos de vida mais saudáveis, melhor qualidade da dieta e melhores perfis metabólicos.   [Mais...]
Saúde - 12/04/17
Alguns retardadores de chama1 usados ​​em muitos produtos de casa parecem estar associados com o tipo mais comum de câncer2 de tireóide, o carcinoma3 papilífero, de acordo com um novo estudo que foi apresentado na 99ª reunião anual da Sociedade Endócrina, ENDO 2017, na Flórida, Estados Unidos.
1 Retardadores de chama: Retardante de chama ou retardador de chama é uma substância química utilizada para retardar ou, se possível, eliminar a propagação de chamas em um material. Os aditivos anti-chama tornam o processo da propagação de calor entre os compostos muito mais lento. As substâncias químicas empregadas nesses aditivos têm alto calor especifico, ou seja, precisam de muito calor para aumentar sua temperatura e, por isso, ajudam a retardar ou impedem a combustão. Em nosso cotidiano, eles estão em quase tudo que nos cerca, desde fios até na espuma de travesseiros e colchões, passando por chips de computador, placas eletrônicas, televisores, micro-ondas, videogames, aspiradores de pó e outros eletrodomésticos, além de móveis e tecidos sintéticos.
2 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
3 Carcinoma: Tumor maligno ou câncer, derivado do tecido epitelial.
   [Mais...]

Saúde - 07/04/17
A ampliação do controle do tabagismo, especialmente após a adoção da Framework Convention for Tobacco Control, é uma grande história de sucesso na saúde1 pública. No entanto, o tabagismo continua a ser um dos principais fatores de risco de morte precoce e incapacidade em todo o mundo, e, portanto, continua a exigir um compromisso político sustentado.
1 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
   [Mais...]

» 28/03/2017 - Lapatinib e Trastuzumab reduzem significativamente o câncer de mama HER2 positivo, apresentado na EBCC-10
» 24/03/2017 - Estudo PREADViSE: vitamina E e selênio podem prevenir a doença de Alzheimer?
» 16/03/2017 - Dieta sem glúten pode estar associada a um risco aumentado de diabetes do tipo 2, apresentado na Lifestyle Scientific Sessions 2017 da American Heart Association
» 13/03/2017 - Dieta que beneficia o coração, do American College of Cardiology Foundation
» 07/03/2017 - Harmina ou "arruda da Síria" pode ser esperança para o tratamento de milhões de diabéticos, segundo artigo publicado online pela Nature Medicine
» 06/03/2017 - Morre Thomas Starzl, médico pioneiro no transplante de fígado, aos 90 anos
» 24/02/2017 - Agora são dez porções ao dia de frutas e vegetais para prevenir mais mortes prematuras, segundo trabalho do Imperial College London
» 13/02/2017 - INCA lança livro sobre o câncer em crianças, adolescentes e adultos jovens
» 10/02/2017 - Número de filhos está surgindo como fator de risco cardiovascular para ambos os pais, publicado pelo Circulation
» 16/01/2017 - OMS divulga as dez principais causas de morte no mundo


Visualizar: Títulos | Resumos
  • Entrar
  • Assinar
O news.med.br® é parte integrante da Plataforma HiDoctor® e é oferecido a você gratuitamente.