news.med.br  -  Saúde
Com o objetivo de investigar a associação entre o consumo regular de café e a prevalência1 de cálcio na artéria2 coronária, em uma grande amostra de homens e mulheres, assintomáticos, tanto jovens quanto de meia-idade, foi realizado um estudo transversal publicado pelo periódico Heart.
1 Prevalência: Número de pessoas em determinado grupo ou população que são portadores de uma doença. Número de casos novos e antigos desta doença.
2 Artéria: Vaso sangüíneo de grande calibre que leva sangue oxigenado do coração a todas as partes do corpo.
   [Mais...]

O Gabinete de Prevenção e Promoção da Saúde1, orgão do Departamento de Saúde1 e Serviços Humanos, dos EUA, acaba de anunciar seu novo relatório de recomendações alimentares de 2015, conhecido como Scientific Report of the 2015 Dietary Guidelines Advisory Committee. As principais novidades alertam para a necessidade de redução de ingestão de açúcar2 refinado, principalmente aqueles acrescentados em alimentos e bebidas adocicados artificialmente, além de aliviar um pouco as restrições anteriores sobre ingestão de gordura insaturada3 e colesterol4.
1 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
2 Açúcar: 1. Classe de carboidratos com sabor adocicado, incluindo glicose, frutose e sacarose. 2. Termo usado para se referir à glicemia sangüínea.
3 Gordura insaturada: Ela existe principalmente nos vegetais, é líquida em temperatura ambiente. Há a monoinsaturada e a poliinsaturada. Encontrada no azeite de oliva, óleo de canola e de milho, amêndoas, castanha-do-pará, abacate, semente de linhaça, truta e salmão.
4 Colesterol: Tipo de gordura produzida pelo fígado e encontrada no sangue, músculos, fígado e outros tecidos. O colesterol é usado pelo corpo para a produção de hormônios esteróides (testosterona, estrógeno, cortisol e progesterona). O excesso de colesterol pode causar depósito de gordura nos vasos sangüíneos. Seus componentes são: HDL-Colesterol: tem efeito protetor para as artérias, é considerado o bom colesterol. LDL-Colesterol: relacionado às doenças cardiovasculares, é o mau colesterol. VLDL-Colesterol: representa os triglicérides (um quinto destes).
   [Mais...]

Antes de decidir se vai voar ou não, toda grávida deve procurar informações e orientações com o seu obstetra. O Royal College of Obstetricians & Gynaecologists divulgou as novas recomendações sobre viagens aéreas durante a gestação para ajudar nesta tomada de decisão.    [Mais...]
A Food and Drug Administration (FDA), dos EUA, aprovou o sistema neurorregulador Maestro Rechargeable System para alguns adultos obesos, o primeiro dispositivo de tratamento para perda de peso que tem como alvo o trajeto do nervo vago, entre o cérebro1 e o estômago2, o qual controla a sensação de fome e saciedade.
1 Cérebro: Derivado do TELENCÉFALO, o cérebro é composto dos hemisférios direito e esquerdo. Cada hemisfério contém um córtex cerebral exterior e gânglios basais subcorticais. O cérebro inclui todas as partes dentro do crânio exceto MEDULA OBLONGA, PONTE e CEREBELO. As funções cerebrais incluem as atividades sensório-motora, emocional e intelectual.
2 Estômago: Órgão da digestão, localizado no quadrante superior esquerdo do abdome, entre o final do ESÔFAGO e o início do DUODENO.
   [Mais...]

Apenas uma pequena quantidade de atividade física por dia (vinte minutos) pode ter benefícios substanciais para as pessoas que são fisicamente inativas, segundo artigo publicado pelo American Journal of Clinical Nutrition.   [Mais...]
Ensaio clínico randomizado1, duplo-cego, na fase 2, publicado pelo periódico Hypertension, mostrou que o uso de nitrato dietético na forma de suco de beterraba, todos os dias, por mais de quatro semanas, reduz significativamente a pressão arterial2 em comparação com o placebo3 em pacientes hipertensos.
1 Randomizado: Ensaios clínicos comparativos randomizados são considerados o melhor delineamento experimental para avaliar questões relacionadas a tratamento e prevenção. Classicamente, são definidos como experimentos médicos projetados para determinar qual de duas ou mais intervenções é a mais eficaz mediante a alocação aleatória, isto é, randomizada, dos pacientes aos diferentes grupos de estudo. Em geral, um dos grupos é considerado controle – o que algumas vezes pode ser ausência de tratamento, placebo, ou mais frequentemente, um tratamento de eficácia reconhecida. Recursos estatísticos são disponíveis para validar conclusões e maximizar a chance de identificar o melhor tratamento. Esses modelos são chamados de estudos de superioridade, cujo objetivo é determinar se um tratamento em investigação é superior ao agente comparativo.
2 Pressão arterial: A relação que define a pressão arterial é o produto do fluxo sanguíneo pela resistência. Considerando-se a circulação como um todo, o fluxo total é denominado débito cardíaco, enquanto a resistência é denominada de resistência vascular periférica total.
3 Placebo: Preparação neutra quanto a efeitos farmacológicos, ministrada em substituição a um medicamento, com a finalidade de suscitar ou controlar as reações, geralmente de natureza psicológica, que acompanham tal procedimento terapêutico.
   [Mais...]

Pesquisadores da Universidade de Oxford investigaram na Botswana e na África do Sul, países severamente afetados pelo HIV1, o impacto sobre a virulência2 do HIV1 na adaptação do HIV1 para alelos3 HLA de proteção, como o HLA-B*57. O trabalho foi publicado pela revista Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS)..
1 HIV: Abreviatura em inglês do vírus da imunodeficiência humana. É o agente causador da AIDS.
2 Virulência: 1. Qualidade ou estado do que é ou está virulento. 2. Capacidade de um vírus ou bactéria de se multiplicar dentro de um organismo, provocando doença. 3. No sentido figurado, caráter daquilo ou daquele que está carregado de violência ou de ímpeto violento.
3 Alelos: 1. Que ocupa os mesmos loci (locais) nos cromossomos (diz-se de gene). 2. Em genética, é cada uma das formas que um gene pode apresentar e que determina características diferentes.
   [Mais...]

Três tratamentos experimentais para o Ebola estão sendo acelerados para que os testes em humanos, na África Ocidental, tenham o recrutamento previsto para começar no próximo mês, relata Dara Mohammadi, no The Lancet.   [Mais...]
A profilaxia antibiótica dada antes de procedimentos dentários invasivos em pacientes em risco de desenvolver endocardite1 infecciosa tem sido historicamente o foco da prevenção da endocardite1 infecciosa. As recentes mudanças nas diretrizes de profilaxia antibiótica, nos EUA e na Europa, reduziram substancialmente o número de pacientes para os quais ela é recomendada.
1 Endocardite: Inflamação aguda ou crônica do endocárdio. Ela pode estar preferencialmente localizada nas válvulas cardíacas (endocardite valvular) ou nas paredes cardíacas (endocardite parietal). Pode ter causa infecciosa ou não infecciosa.
   [Mais...]

O periódico The Lancet publicou uma série de três artigos sobre a “Saúde Mental Perinatal” para analisar os efeitos dos transtornos mentais perinatais sobre a mãe e o bebê. O primeiro artigo examina doenças mentais não psicóticas. O segundo artigo analisa a doença mental grave, com foco no transtorno bipolar, psicose1 e esquizofrenia2. O terceiro artigo resume os efeitos da saúde3 mental dos pais sobre a criança.
1 Psicose: Grupo de doenças psiquiátricas caracterizadas pela incapacidade de avaliar corretamente a realidade. A pessoa psicótica reestrutura sua concepção de realidade em torno de uma idéia delirante, sem ter consciência de sua doença.
2 Esquizofrenia: Doença mental do grupo das Psicoses, caracterizada por alterações emocionais, de conduta e intelectuais, caracterizadas por uma relação pobre com o meio social, desorganização do pensamento, alucinações auditivas, etc.
3 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
   [Mais...]

» Delirium após cirurgia cardíaca pode predizer declínio cognitivo
» Pediatrics: uma criança é medicada equivocadamente a cada oito minutos, fora do hospital, nos EUA
» Eficácia do mel em comparação com corticosteroide tópico para o tratamento de aftas recorrentes: estudo clínico randomizado
» Consumo habitual de álcool associado à redução da qualidade do sêmen e a mudanças nos hormônios reprodutivos; um estudo transversal com jovens dinamarqueses
» Uso de antibióticos na infância associado à obesidade, publicado no JAMA Pediatrics
» Nature: adoçantes artificiais podem induzir intolerância à glicose alterando a flora intestinal
» Amamentação associada a menor risco de depressão pós-parto, segundo pesquisa da Universidade de Cambridge
» Fiocruz: ômega 3 e mangiferina podem ser boas alternativas na prevenção e no controle da asma
» Relatório da OMS diz que a cada quarenta segundos uma pessoa comete suicídio
» Novo teste para diagnóstico precoce do diabetes tipo 1 é liberado pela FDA


Visualizar: Títulos | Resumos
  • Entrar
  • Receber conteúdos