Atalho: 5JGVJIQ
Diabetes mellitus: uso de metformina por pelo menos cinco anos pode reduzir risco de câncer de mama, segundo publicação do Diabetes Care
O uso por longo prazo de metformina1 para tratamento do diabetes mellitus2 tipo 2 ajuda a reduzir o risco de câncer3 de mama4, segundo trabalho publicado no periódico Diabetes5 Care.
Uma análise caso-controle envolvendo 22.621 mulheres em uso oral de agentes hipoglicemiantes6 para o diabetes mellitus2 tipo 2 avaliou se o uso destes medicamentos afetavam o risco para os tumores de mama4.
Os resultados mostraram que o uso de metformina1 por pelo menos cinco anos reduziu o risco para câncer3 de mama4, enquanto o uso de metformina1 por períodos curtos ou dos outros hipoglicemiantes6, como as sulfonilureias7, não alteraram o risco desta patologia8.
Fonte: Diabetes5 Care
NEWS.MED.BR, 2010. Diabetes mellitus: uso de metformina por pelo menos cinco anos pode reduzir risco de câncer de mama, segundo publicação do Diabetes Care. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/pharma-news/64537/diabetes-mellitus-uso-de-metformina-por-pelo-menos-cinco-anos-pode-reduzir-risco-de-cancer-de-mama-segundo-publicacao-do-diabetes-care.htm>. Acesso em: 20 nov. 2024.
Complementos
1 Metformina: Medicamento para uso oral no tratamento do diabetes tipo 2. Reduz a glicemia por reduzir a quantidade de glicose produzida pelo fígado e ajudando o corpo a responder melhor à insulina produzida pelo pâncreas. Pertence à classe das biguanidas.
2 Diabetes mellitus: Distúrbio metabólico originado da incapacidade das células de incorporar glicose. De forma secundária, podem estar afetados o metabolismo de gorduras e proteínas.Este distúrbio é produzido por um déficit absoluto ou relativo de insulina. Suas principais características são aumento da glicose sangüínea (glicemia), poliúria, polidipsia (aumento da ingestão de líquidos) e polifagia (aumento da fome).
3 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
4 Mama: Em humanos, uma das regiões pareadas na porção anterior do TÓRAX. As mamas consistem das GLÂNDULAS MAMÁRIAS, PELE, MÚSCULOS, TECIDO ADIPOSO e os TECIDOS CONJUNTIVOS.
5 Diabetes: Nome que designa um grupo de doenças caracterizadas por diurese excessiva. A mais frequente é o Diabetes mellitus, ainda que existam outras variantes (Diabetes insipidus) de doença nas quais o transtorno primário é a incapacidade dos rins de concentrar a urina.
6 Hipoglicemiantes: Medicamentos que contribuem para manter a glicose sangüínea dentro dos limites normais, sendo capazes de diminuir níveis de glicose previamente elevados.
7 Sulfoniluréias: Classe de medicamentos orais para tratar o diabetes tipo 2 que reduz a glicemia por ajudar o pâncreas a fabricar mais insulina e o organismo a usar melhor a insulina produzida.
8 Patologia: 1. Especialidade médica que estuda as doenças e as alterações que estas provocam no organismo. 2. Qualquer desvio anatômico e/ou fisiológico, em relação à normalidade, que constitua uma doença ou caracterize determinada doença. 3. Por extensão de sentido, é o desvio em relação ao que é próprio ou adequado ou em relação ao que é considerado como o estado normal de uma coisa inanimada ou imaterial.