Daptomicina: FDA alerta para risco de pneumonia eosinofílica com o uso desta medicação
O Food and Drug Administration está notificando os profissionais de saúde1 e os pacientes em uso de daptomicina sobre o potencial de desenvolver pneumonia2 eosinofílica durante o tratamento com este medicamento.
A daptomicina é um antibiótico intravenoso indicado para o tratamento de três tipos de infecções3 hospitalares graves (corrente sanguínea, coração4, pele5 e partes moles), causadas por bactérias Gram positivas – entre elas o Staphylococcus aureus, responsável por cerca de um terço das infecções3 hospitalares do Brasil.
A pneumonia2 eosinofílica é uma condição rara, mas séria se não tratada precocemente, na qual um tipo de glóbulo branco, os eosinófilos6, se acumulam nos pulmões7. Estes glóbulos causam rompimento dos alvéolos8, local onde é absorvido o oxigênio do ar.
Os sintomas9 da pneumonia2 eosinofílica incluem febre10, tosse, respiração curta e dificuldades respiratórias. Este tipo de pneumonia2 pode levar à insuficiência respiratória11 progressiva e é potencialmente fatal quando não reconhecida rapidamente e tratada apropriadamente.
O FDA identificou sete casos de pneumonia2 eosinofílica de 2004 a 2010 associados ao uso de daptomicina e solicitou que esta informação seja incluída na bula do medicamento pelo fabricante.
A recomendação é que os profissionais de saúde1 monitorem rigorosamente seus pacientes em uso de daptomicina e fiquem alerta para o diagnóstico12 precoce desta patologia13 caso os sintomas9 apareçam. Os pacientes em uso desta medicação devem procurar seus médicos imediatamente em caso de tosse, febre10, respiração curta ou dificuldade respiratória.
Fonte: FDA