Um exame de sangue1 para detectar mais de 50 tipos de câncer2 pode ajudar a acelerar o diagnóstico3, de acordo com um novo estudo. Resultados de um ensaio clínico na América do Norte mostram que o teste foi capaz de identificar uma ampla gama de cânceres, dos quais três quartos não possuem nenhum tipo de programa de rastreamento. Mais da metade dos cânceres foram detectados em estágio inicial, quando são mais fáceis de tratar e potencialmente curáveis. O teste Galleri, produzido pela empresa farmacêutica americana GRAIL, consegue detectar fragmentos4 de DNA cancerígeno que se desprenderam de um tumor5 e estão circulando no sangue1.
[Mais...]
1 Sangue: O sangue é uma substância líquida que circula pelas artérias e veias do organismo. Em um adulto sadio, cerca de 45% do volume de seu sangue é composto por células (a maioria glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas). O sangue é vermelho brilhante, quando oxigenado nos pulmões (nos alvéolos pulmonares). Ele adquire uma tonalidade mais azulada, quando perde seu oxigênio, através das veias e dos pequenos vasos denominados capilares.
2 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
3 Diagnóstico: Determinação de uma doença a partir dos seus sinais e sintomas.
4 Fragmentos: 1. Pedaço de coisa que se quebrou, cortou, rasgou etc. É parte de um todo; fração. 2. No sentido figurado, é o resto de uma obra literária ou artística cuja maior parte se perdeu ou foi destruída. Ou um trecho extraído de uma obra.
5 Tumor: Termo que literalmente significa massa ou formação de tecido. É utilizado em geral para referir-se a uma formação neoplásica.