Gostou do artigo? Compartilhe!

Tratamento da dermatite atópica sem corticóide - Protopic® - lançamento da Roche. Clique para ler o texto completo.

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

A dermatite1 atópica é caracterizada por lesões2 eritematosas3 da pele4. Ela se manifesta através de intensa coceira, ressecamento e descamação5 local. Por ser uma doença crônica, o principal desafio do tratamento é reduzir os efeitos colaterais6 das medicações atualmente usadas para seu controle, os corticóides. Por isso, devem ser usados os corticóides de mais baixa potência que controlem as manifestações agudas da doença.


O Protopic® foi lançado este mês no 60º Congresso Brasileiro de Dermatologia, que aconteceu em Brasília. A Roche já comercializa o medicamento em toda América Latina, com exceção da Argentina. Desenvolvido pela empresa japonesa Astellas, o remédio custará em torno de R$ 68,00 no Brasil.

Fonte: FDA Food and Drug Administration

NEWS.MED.BR, 2005. Tratamento da dermatite atópica sem corticóide - Protopic® - lançamento da Roche. Clique para ler o texto completo.. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/pharma-news/929/tratamento-da-dermatite-atopica-sem-corticoide-protopic-lancamento-da-roche-clique-para-ler-o-texto-completo.htm>. Acesso em: 29 fev. 2020.

Complementos

1 Dermatite: Inflamação das camadas superficiais da pele, que pode apresentar-se de formas variadas (dermatite seborreica, dermatite de contato...) e é produzida pela agressão direta de microorganismos, substância tóxica ou por uma resposta imunológica inadequada (alergias, doenças auto-imunes).
2 Lesões: 1. Ato ou efeito de lesar (-se). 2. Em medicina, ferimento ou traumatismo. 3. Em patologia, qualquer alteração patológica ou traumática de um tecido, especialmente quando acarreta perda de função de uma parte do corpo. Ou também, um dos pontos de manifestação de uma doença sistêmica. 4. Em termos jurídicos, prejuízo sofrido por uma das partes contratantes que dá mais do que recebe, em virtude de erros de apreciação ou devido a elementos circunstanciais. Ou também, em direito penal, ofensa, dano à integridade física de alguém.
3 Eritematosas: Relativas a ou próprias de eritema. Que apresentam eritema. Eritema é uma vermelhidão da pele, devido à vasodilatação dos capilares cutâneos.
4 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
5 Descamação: 1. Ato ou efeito de descamar(-se); escamação. 2. Na dermatologia, fala-se da eliminação normal ou patológica da camada córnea da pele ou das mucosas. 3. Formação de cascas ou escamas, devido ao intemperismo, sobre uma rocha; esfoliação térmica.
6 Efeitos colaterais: 1. Ação não esperada de um medicamento. Ou seja, significa a ação sobre alguma parte do organismo diferente daquela que precisa ser tratada pelo medicamento. 2. Possível reação que pode ocorrer durante o uso do medicamento, podendo ser benéfica ou maléfica.
Gostou do artigo? Compartilhe!

Complementos

15/03/2014 - Complemento feito por cassio
Re: Tratamento da dermatite atópica sem corticóide - Protopic® - lançamento da Roche. Clique para ler o texto completo.
Usei este medicamento é eficaz porem agressivo, em alguns lugares causa manchas e pode ser cancerigeno.

  • Entrar
  • Assinar