Dieta subótima é um importante fator de risco1 evitável para doenças não transmissíveis (DNTs); no entanto, seu impacto sobre as DNTs não foi sistematicamente avaliado. Este estudo, publicado pelo periódico The Lancet, teve como objetivo avaliar o consumo dos principais alimentos e nutrientes em 195 países e quantificar o impacto de sua ingestão na mortalidade2 e morbidade3 das DNTs.
[Mais...]
É sabido que o comportamento sedentário prolongado aumenta o risco de várias doenças não transmissíveis. No entanto, grande parte da população do Reino Unido passa a vida de forma sedentária. Além disso, as recomendações oficiais sobre atividade física são vagas. Esta análise indica que priorizar recursos na área da saúde1 e reduzir o comportamento sedentário evitam várias mortes associadas ao sedentarismo2 prolongado.
[Mais...]
Pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Fundação Oswaldo Cruz publicaram online um trabalho em que mostram que a vacina1 contra a febre amarela2 protege camundongos resistentes e susceptíveis contra o vírus3 Zika.
[Mais...]
Já em 2016, a sífilis1 foi declarada como um grave problema de saúde2 pública no Brasil, e os números continuam a crescer a cada ano, tanto nos casos de sífilis1 adquirida, em gestantes e congênita3, sendo o crescimento desta última especialmente preocupante.
[Mais...]
A gravidez1 múltipla sesquizigótica é um intermediário excepcional entre a geminação monozigótica e dizigótica. Artigo publicado pelo periódico The New England Journal of Medicine (NEJM) relata o segundo caso de gestação gemelar monocoriônica2 com discordância sexual fetal diagnosticado na Austrália em uma mãe de 28 anos de idade.
[Mais...]
O treino intervalado pode ser a bola da vez para a perda de gordura1? Uma revisão sistemática e metanálise comparou o treinamento contínuo de intensidade moderada (MOD) ao treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT), a publicação é do British Journal of Sports Medicine.
[Mais...]
Os resultados de uma pesquisa realizada por cientistas da Universidade Federal de Minas Gerais e da Fundação Oswaldo Cruz sugerem que a presença da bactéria1 Wolbachia em mosquitos Aedes aegypti tem a capacidade de reduzir a transmissão do vírus2 da febre amarela3 e pode ser usada como uma estratégia complementar para a prevenção da transmissão dessa doença, juntamente com o programa de vacinação humana.
[Mais...]
Cápsula que libera insulina1 na corrente sanguínea após se posicionar no estômago2 pode substituir as injeções de insulina1 usadas por pacientes com diabetes3, é o que promete a nova descoberta do Massachusetts Institute of Technology (MIT). Elas ainda precisam ser testadas em humanos, mas são esperança para milhões de diabéticos.
[Mais...]
Dados do The Global Burden of Disease Study identificaram mudanças notáveis nas taxas de suicídio em todo o mundo. Seus resultados indicam reduções substanciais no suicídio globalmente, mas ressaltam que ele continua sendo uma das principais causas de anos de vida perdidos em muitas partes do mundo. Além disso, as descobertas chamam a atenção para a notável heterogeneidade nas tendências de suicídio entre países e subgrupos demográficos que merecem uma investigação mais aprofundada.
[Mais...]
Publicadas as atualizações das recomendações da Academia Americana de Pediatria para o uso rotineiro de vacinas contra influenza1 e medicamentos antivirais na prevenção e tratamento da gripe2 em crianças para a temporada 2018-2019.
[Mais...]
|