news.med.br
Para enfrentar o crescente desafio global da obesidade1, que afeta mais de 1 bilhão de pessoas, a Organização Mundial da Saúde2 (OMS) publicou sua primeira diretriz sobre o uso de terapias com peptídeo 1 semelhante ao glucagon3 (GLP-1) para o tratamento da obesidade1 como uma doença crônica e recidivante4. As novas diretrizes da OMS contêm duas recomendações condicionais principais e será atualizada regularmente à medida que novas evidências surgirem.
[Mais...]
A solução de clascoterona a 5% oferece um novo mecanismo de ação para a alopecia1 androgenética (AAG), atuando localmente nos receptores de andrógenos2 com mínima absorção sistêmica. Ensaios clínicos3 de fase 3, com resultados divulgados pela empresa Cosmo Pharmaceuticals, demonstraram melhorias significativas no crescimento capilar4 e resultados positivos relatados pelos pacientes, reforçando a relevância clínica. O perfil de segurança da clascoterona é favorável, com eventos adversos emergentes do tratamento semelhantes aos dos grupos placebo5 e exposição sistêmica mínima. Se aprovada, a clascoterona poderá ampliar as opções de tratamento para AAG, principalmente para pacientes6 que evitam terapias orais ou que não respondem aos tratamentos atuais.
[Mais...]
Nosso microbioma1 intestinal tem uma enorme influência em nossa saúde2 geral, mas ainda não tínhamos clareza sobre quais bactérias específicas tinham efeitos benéficos e quais tinham efeitos negativos. Agora, um estudo com mais de 34.000 pessoas, publicado na revista Nature, está esclarecendo do que realmente consiste um microbioma1 intestinal saudável.
[Mais...]
Uma toxina1 produzida por bactérias encontradas em água contaminada mata as células2 imunológicas no revestimento do cólon3, o que significa que pessoas cujos intestinos4 são colonizados por essas bactérias têm muito mais probabilidade de desenvolver uma condição conhecida como colite5 ulcerativa. Se confirmada, a descoberta, que foi publicada na revista Science, pode levar a novos tratamentos para essa forma de doença inflamatória intestinal (DII).
[Mais...]
Em casos graves de asma1, comprimidos diários de corticosteroides são frequentemente necessários, mas aumentam o risco de diversas complicações sérias, como diabetes2, infecções3 e problemas ósseos. Agora, em um estudo publicado no The Lancet Respiratory Medicine, cientistas demonstraram que uma injeção4 mensal de anticorpos5 pode eliminar a necessidade desses comprimidos, se mostrando uma alternativa mais segura.
[Mais...]
Menos de 20% das pessoas elegíveis atualmente fazem o rastreio do câncer1 de pulmão2, de acordo com uma pesquisa nacional realizada nos Estados Unidos e publicada no JAMA. Entre as pessoas elegíveis, a adesão de 100% ao rastreio do câncer1 de pulmão2 poderia quadruplicar o número de mortes por câncer1 de pulmão2 evitadas em 5 anos. Se as pessoas que já fumaram e que não são elegíveis para o rastreio tivessem uma adesão de 100%, isso resultaria em uma estimativa de 29.690 mortes evitadas adicionais.
[Mais...]
Um homem se tornou a sétima pessoa a ficar livre do HIV1 após receber um transplante de células-tronco2 para tratar um câncer3 no sangue4. Significativamente, ele também é o segundo dos sete que recebeu células-tronco2 que não eram resistentes ao vírus5, reforçando a ideia de que células6 resistentes ao HIV1 podem não ser necessárias para a cura da doença. O caso foi descrito em um estudo publicado na revista Nature.
[Mais...]
Um robô controlado remotamente, do tamanho de um grão de areia, pode nadar pelos vasos sanguíneos1 para administrar medicamentos antes de se dissolver no corpo. A minúscula esfera contendo um medicamento é guiada por ímãs até locais específicos do corpo, como demonstrou um teste em animais, publicado na revista Science, o que ajudaria a evitar os efeitos colaterais2 tóxicos de terapias sistêmicas.
[Mais...]
Quanto mais você rola a tela, pior fica sua atenção. Um amplo estudo de 2025, publicado na revista científica Psychological Bulletin, da American Psychological Association, analisou 71 estudos com quase 100.000 pessoas para verificar como vídeos de formato curto, como TikTok, Reels e Shorts, afetam o cérebro1, especificamente a cognição2 e a saúde3 mental. Esta é a maior síntese de evidências até o momento.
[Mais...]
Uma revisão de prontuários médicos de mais de 130.000 adultos com insônia, que usaram melatonina por pelo menos um ano, ao longo de cinco anos, constatou que eles apresentavam maior probabilidade de serem diagnosticados com insuficiência cardíaca1, necessitarem de hospitalização devido à condição ou morrerem por qualquer causa. O estudo foi apresentado na American Heart Associations Scientific Sessions 2025, de forma que o resumo não foi revisado por pares e as conclusões são consideradas preliminares.
[Mais...]
|