Gostou do artigo? Compartilhe!

Uso precoce de antibióticos pode aumentar o risco de eczema, de acordo com revisão publicada pelo British Journal of Dermatology

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

Alguns estudos sugerem que a exposição precoce a antibióticos, antes do primeiro ano de vida, pode levar a um aumento do risco de eczema1 subsequente.

Com o objetivo de realizar uma revisão sistemática da literatura sobre a associação entre o uso de antibióticos, tanto pela gestante no pré-natal quanto pelo bebê no primeiro ano de vida e o desenvolvimento de eczema1 subsequente, foi feita uma pesquisa sistemática e meta-análise de estudos observacionais envolvendo crianças ou adultos jovens com idades entre 0 e 25 anos. O estudo foi feito por Teresa Tsakok e colaboradores do Guy's and St Thomas' Hospital National Health Service Foundation Trust, em Londres.

Houve uma associação dose-resposta significativa entre o uso de antibióticos nos primeiros doze meses de vida e o desenvolvimento de eczema1 futuro, o que sugere um aumento de risco de 7% na chance de ter eczema1 para cada curso adicional de antibiótico recebido durante o primeiro ano de vida. Não foi observada relação entre o uso de antibióticos na gestação e o risco de eczema1.

A exposição a antibióticos no primeiro ano de vida, mas não no pré-natal, é mais comum em crianças com eczema1. O que não significa que os médicos não devam prescrever antibióticos para os bebês2 que necessitam deles. Apenas devem prescrevê-los com cautela, principalmente para crianças em alto risco de desenvolvimento desta patologia3.

Fonte: British Journal of Dermatology, publicação online de 20 de junho de 2013

NEWS.MED.BR, 2013. Uso precoce de antibióticos pode aumentar o risco de eczema, de acordo com revisão publicada pelo British Journal of Dermatology. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/medical-journal/364884/uso-precoce-de-antibioticos-pode-aumentar-o-risco-de-eczema-de-acordo-com-revisao-publicada-pelo-british-journal-of-dermatology.htm>. Acesso em: 22 set. 2020.

Complementos

1 Eczema: Afecção alérgica da pele, ela pode ser aguda ou crônica, caracterizada por uma reação inflamatória com formação de vesículas, desenvolvimento de escamas e prurido.
2 Bebês: Lactentes. Inclui o período neonatal e se estende até 1 ano de idade (12 meses).
3 Patologia: 1. Especialidade médica que estuda as doenças e as alterações que estas provocam no organismo. 2. Qualquer desvio anatômico e/ou fisiológico, em relação à normalidade, que constitua uma doença ou caracterize determinada doença. 3. Por extensão de sentido, é o desvio em relação ao que é próprio ou adequado ou em relação ao que é considerado como o estado normal de uma coisa inanimada ou imaterial.
Gostou do artigo? Compartilhe!