Ruído de aeronaves representa uma ameaça à saúde do coração
A exposição a altos níveis de ruído de aeronaves, especialmente à noite, está associada à remodelação cardíaca adversa na forma de hipertrofia1 concêntrica do ventrículo esquerdo (VE) e redução da função sistólica do VE, levando a um risco aumentado de eventos cardiovasculares adversos maiores, de acordo com um novo estudo publicado no JACC.
Pesquisadores analisaram dados de ressonância magnética2 cardiovascular de 3.635 participantes do UK Biobank sem dificuldades auditivas autodeclaradas, residentes próximos a quatro grandes aeroportos no Reino Unido. Os níveis de ruído de aeronaves noturnos (N-noite) e os níveis ponderados de ruído de aeronaves durante 24 horas (dia-tarde-noite) (N-dtn) foram fornecidos pela Autoridade de Aviação Civil do Reino Unido e utilizados com modelos lineares generalizados para investigar as associações entre a exposição ao ruído e as métricas de ressonância magnética2 cardiovascular. As ressonâncias magnéticas foram realizadas pelo menos três anos após as estimativas de ruído de aeronaves nas vizinhanças dos participantes.
Dos mais de 3.000 participantes da coorte3 primária, 3% experimentaram níveis mais altos de ruído de aeronaves à noite e 8% foram expostos a níveis de ruído mais altos ao longo do dia. Os resultados do estudo mostraram que os participantes expostos a níveis mais altos de ruído noturno (N-noite) apresentaram massa do ventrículo esquerdo (VE) 7% maior e paredes do VE 4% mais espessas, com uma relação normal entre a espessura do septo e da parede lateral. Além disso, aqueles expostos a níveis mais altos de ruído noturno apresentaram pior dinâmica miocárdica do VE.
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“Nosso estudo é observacional, portanto, não podemos afirmar com certeza que altos níveis de ruído de aeronaves causaram essas diferenças na estrutura e função cardíacas”, disse a autora sênior5 Gabriella Captur, MD. “No entanto, nossas descobertas contribuem para um crescente conjunto de evidências de que o ruído de aeronaves pode afetar negativamente a saúde6 do coração7 e nossa saúde6 de forma mais geral. São necessários esforços conjuntos do governo e da indústria para reduzir nossa exposição ao ruído de aeronaves e mitigar8 seu impacto na saúde6 de milhões de pessoas que vivem perto de aeroportos ou sob rotas de voo.”
De acordo com Captur e seus colegas, as descobertas do estudo foram mais claras para o nível de ruído noturno (N-noite), mas foram amplamente semelhantes nas análises que utilizaram o nível de ruído de 24h (N-dtn). Além disso, o IMC9 e a hipertensão10 pareceram mediar de 10% a 50% das associações observadas.
Uma possível explicação do mecanismo seria que a poluição sonora causada pelo tráfego aéreo pode aumentar o risco cardiovascular devido ao estresse crônico11 que induz. O ruído constante ativa o sistema nervoso12 simpático13, elevando os níveis de cortisol e adrenalina14, o que resulta em aumento da pressão e da frequência cardíaca. Esses efeitos, associados a quadros de insônia, gerados pelo barulho constante, aumentam consideravelmente a chance do indivíduo desenvolver doenças graves.
“Outros fatores que podem ser desencadeados pela resposta ao estresse causado pelo ruído de aeronaves incluem distúrbios do sono, inflamação15 e aterosclerose”, afirmou o autor Cristian Topriceanu, MD.
Em uma subcoorte separada de 21.360 pessoas do UK Biobank, pesquisadores concluíram que os tipos de anormalidades cardíacas observadas no estudo podem resultar em um aumento de duas a quatro vezes no risco de um evento cardíaco grave, como ataque cardíaco, arritmias16 cardíacas com risco de vida ou acidente vascular cerebral17, em comparação com indivíduos que vivem fora de áreas com altos níveis de ruído.
Comentando o estudo, Thomas Münzel, MD, Marin Kuntic, PhD, e outros autores escreveram que “altos decibéis significam maiores riscos, uma fórmula simples para as consequências cardiovasculares do ruído de aeronaves”. De acordo com Münzel e seus colegas, as descobertas “enfatizam a necessidade de implementação imediata de políticas de redução de ruído para proteger a todos e, em particular, as populações vulneráveis dos efeitos nocivos da exposição crônica ao ruído de aeronaves.”
No artigo publicado, os pesquisadores descrevem como a maior exposição ao ruído de aeronaves está associada a pior estrutura e função cardíaca, conforme demonstrado por ressonância magnética2 cardiovascular.
Eles relatam que o ruído de aeronaves é uma preocupação crescente para as comunidades que vivem perto de aeroportos. Neste contexto, o estudo teve como objetivo explorar o impacto do ruído de aeronaves na estrutura e função cardíacas.
Os níveis de ruído de aeronaves noturnos (N-noite) e os níveis ponderados de ruído de aeronaves em 24 horas (dia-tarde-noite) (N-dtn) foram fornecidos pela Autoridade de Aviação Civil do Reino Unido para 2011. Os dados de saúde6 foram obtidos de participantes do UK Biobank (UKB) que residem perto de 4 grandes aeroportos do Reino Unido (Londres Heathrow, Londres Gatwick, Manchester e Birmingham) e que realizaram ressonância magnética2 cardiovascular (RMC) a partir de 2014, relatando não apresentar dificuldades auditivas.
Modelos lineares generalizados investigaram as associações entre a exposição ao ruído de aeronaves e as métricas de RMC (derivadas usando uma rede neural convolucional validada para garantir segmentações de imagem consistentes), após ajuste para fatores de confusão demográficos, socioeconômicos, de estilo de vida e ambientais. A mediação por fatores de risco cardiovascular também foi explorada.
Associações subsequentes entre métricas de RMC e eventos cardíacos adversos maiores (ECAM) foram testadas em uma subcoorte prospectiva separada do UKB (n = 21.360), para entender o potencial impacto clínico de qualquer remodelamento cardíaco associado ao ruído.
Dos 3.635 participantes do UKB incluídos, 3% experimentaram N-noite mais altos (≥45 dB) e 8% N-dtn mais altos (≥50 dB). Os participantes expostos a N-noite mais altos apresentaram massa ventricular esquerda (VE) 7% maior (IC 95%: 4%-10%) e paredes do VE 4% mais espessas (IC 95%: 2%-5%), com uma relação normal entre a espessura da parede septal e lateral.
Esse remodelamento concêntrico do VE é relevante porque uma massa do VE 7% maior está associada a um risco 32% maior de ECAM.
Os participantes também apresentaram pior dinâmica miocárdica do VE (por exemplo, uma deformação circunferencial global 8% [IC 95%: 4%-12%] menor, que está associada a um risco 27% maior de ECAM).
No geral, um indivíduo hipotético que apresenta as anormalidades típicas de RMC associadas a uma maior exposição a N-noite pode ter um risco 4 vezes maior de eventos cardiovasculares adversos maiores.
Os resultados foram mais claros para N-noite, mas foram amplamente semelhantes nas análises que utilizaram N-dtn. O índice de massa corporal18 e a hipertensão10 pareceram mediar de 10% a 50% das associações observadas.
Os participantes que não mudaram de residência durante o acompanhamento e que foram continuamente expostos a níveis mais altos de ruído de aeronaves apresentaram o pior fenótipo19 de RMC.
O estudo concluiu que a maior exposição ao ruído de aeronaves está associada à remodelação adversa do VE, potencialmente devido ao ruído aumentar o risco de obesidade20 e hipertensão10. Os resultados são consistentes com a literatura existente sobre ruído de aeronaves e doenças cardiovasculares4 e precisam ser considerados pelos formuladores de políticas e pela indústria da aviação.
Veja também sobre "Estresse", "Inflamação15" e "Tipos de insônia".
Fontes:
JACC, Vol. 85, N° 5, em janeiro de 2025.
American College of Cardiology, notícia publicada em 09 de janeiro de 2025.















