Além das bactérias: viroma intestinal na primeira infância está associado ao desenvolvimento de asma infantil
Em um novo estudo, publicado na revista Nature Medicine, pesquisadores caracterizam detalhadamente o viroma intestinal do início da vida, que consiste principalmente em bacteriófagos (fagos) e cuja diversidade excede em muito a diversidade bacteriana.
O viroma foi associado ao desenvolvimento posterior de asma1, independentemente dos hospedeiros bacterianos dos fagos; descobriu-se ainda interações intrigantes com a genética imunológica.
No artigo publicado, os pesquisadores relatam que as comunidades de bacteriófagos (também conhecidos como fagos) que habitam o intestino têm um efeito importante na estrutura e no funcionamento das populações bacterianas, mas os seus papéis e associação com a saúde2 e a doença no início da vida permanecem desconhecidos.
Neste estudo, analisou-se o viroma intestinal de 647 crianças com 1 ano de idade da coorte3 mãe-filho do Copenhagen Prospective Studies on Asthma in Childhood 2010 (COPSAC2010), todas profundamente fenotipadas desde o nascimento e com diagnósticos de asma1 avaliados longitudinalmente.
Leia sobre "Asma1 - prevenção e tratamento", "Microbioma4 intestinal humano" e "Sistema imunológico5".
Descobriu-se que táxons6 específicos de fagos intestinais temperados estão associados ao desenvolvimento posterior de asma1. Em particular, descobriu-se que as abundâncias conjuntas de 19 famílias da ordem Caudovirales contribuem significativamente para esta associação.
A combinação das assinaturas de viroma e bacterioma associadas à asma1 teve efeitos aditivos no risco de asma1, implicando uma associação independente entre viroma e asma1.
Além disso, o risco de asma1 associado ao viroma foi modulado pela variante rs187084 do gene TLR9 do hospedeiro, sugerindo uma interação direta entre os fagos e o sistema imunológico5 do hospedeiro.
Mais estudos elucidarão se os fagos, juntamente com as bactérias e a genética do hospedeiro, podem ser usados como biomarcadores pré-clínicos para asma1.
Fonte: Nature Medicine, publicação em 15 de dezembro de 2023.