Em um novo estudo, publicado na revista Nature Medicine, pesquisadores caracterizam detalhadamente o viroma intestinal do início da vida, que consiste principalmente em bacteriófagos (fagos) e cuja diversidade excede em muito a diversidade bacteriana.

O viroma foi associado ao desenvolvimento posterior de asma1, independentemente dos hospedeiros bacterianos dos fagos; descobriu-se ainda interações intrigantes com a genética imunológica.

No artigo publicado, os pesquisadores relatam que as comunidades de bacteriófagos (também conhecidos como fagos) que habitam o intestino têm um efeito importante na estrutura e no funcionamento das populações bacterianas, mas os seus papéis e associação com a saúde2 e a doença no início da vida permanecem desconhecidos.

Neste estudo, analisou-se o viroma intestinal de 647 crianças com 1 ano de idade da coorte3 mãe-filho do Copenhagen Prospective Studies on Asthma in Childhood 2010 (COPSAC2010), todas profundamente fenotipadas desde o nascimento e com diagnósticos de asma1 avaliados longitudinalmente.

Leia sobre "Asma1 - prevenção e tratamento", "Microbioma4 intestinal humano" e "Sistema imunológico5".

Descobriu-se que táxons6 específicos de fagos intestinais temperados estão associados ao desenvolvimento posterior de asma1. Em particular, descobriu-se que as abundâncias conjuntas de 19 famílias da ordem Caudovirales contribuem significativamente para esta associação.

A combinação das assinaturas de viroma e bacterioma associadas à asma1 teve efeitos aditivos no risco de asma1, implicando uma associação independente entre viroma e asma1.

Além disso, o risco de asma1 associado ao viroma foi modulado pela variante rs187084 do gene TLR9 do hospedeiro, sugerindo uma interação direta entre os fagos e o sistema imunológico5 do hospedeiro.

Mais estudos elucidarão se os fagos, juntamente com as bactérias e a genética do hospedeiro, podem ser usados como biomarcadores pré-clínicos para asma1.

Fonte: Nature Medicine, publicação em 15 de dezembro de 2023.

NEWS.MED.BR, 2024. Além das bactérias: viroma intestinal na primeira infância está associado ao desenvolvimento de asma infantil. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/medical-journal/1465132/alem-das-bacterias-viroma-intestinal-na-primeira-infancia-esta-associado-ao-desenvolvimento-de-asma-infantil.htm>. Acesso em: 27 abr. 2024.

1 Asma: Doença das vias aéreas inferiores (brônquios), caracterizada por uma diminuição aguda do calibre bronquial em resposta a um estímulo ambiental. Isto produz obstrução e dificuldade respiratória que pode ser revertida de forma espontânea ou com tratamento médico.
2 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
3 Coorte: Grupo de indivíduos que têm algo em comum ao serem reunidos e que são observados por um determinado período de tempo para que se possa avaliar o que ocorre com eles. É importante que todos os indivíduos sejam observados por todo o período de seguimento, já que informações de uma coorte incompleta podem distorcer o verdadeiro estado das coisas. Por outro lado, o período de tempo em que os indivíduos serão observados deve ser significativo na história natural da doença em questão, para que haja tempo suficiente do risco se manifestar.
4 Microbioma: Comunidade ecológica de microrganismos comensais, simbióticos e patogênicos que compartilham nosso espaço corporal. Microbioma humano é o conjunto de microrganismos que reside no corpo do Homo sapiens, mantendo uma relação simbiótica com o hospedeiro. O conceito vai além do termo microbiota, incluindo também a relação entre as células microbianas e as células e sistemas humanos, por meio de seus genomas, transcriptomas, proteomas e metabolomas.
5 Sistema imunológico: Sistema de defesa do organismo contra infecções e outros ataques de micro-organismos que enfraquecem o nosso corpo.
6 Táxons: Táxon (no plural “taxaâ€) é a unidade taxonômica associada à classificação científica de seres vivos. Reino, ordem, gênero e espécie são exemplos de taxa.