GDF15 promove a perda de peso por meio do aumento do gasto de energia no músculo
A restrição calórica que promove a perda de peso é uma estratégia eficaz para tratar a doença hepática1 gordurosa não alcoólica e melhorar a sensibilidade à insulina2 em pessoas com diabetes tipo 23.
Apesar de sua eficácia, na maioria dos indivíduos a perda de peso geralmente não é mantida, em parte devido a adaptações fisiológicas4 que suprimem o gasto energético, processo conhecido como termogênese adaptativa, cujos fundamentos mecanísticos não são claros.
O tratamento de roedores alimentados com uma dieta rica em gordura5 com fator de crescimento e diferenciação celular-15 (GDF15) recombinante reduz a obesidade6 e melhora o controle glicêmico por meio da supressão da ingestão de alimentos dependente do receptor tipo α da família do fator neurotrófico derivado da linhagem das células gliais7 (GFRAL).
Neste estudo, publicado na revista Nature, descobriu-se que, além de suprimir o apetite, o GDF15 neutraliza reduções compensatórias no gasto de energia, provocando maior perda de peso e reduções na doença hepática1 gordurosa não alcoólica (DHGNA) em comparação com a restrição calórica sozinha.
Este efeito do GDF15 para manter o gasto de energia durante a restrição calórica requer um eixo de sinalização dependente de GFRAL-β-adrenérgico8 que aumenta a oxidação de ácidos graxos e o "ciclo fútil" de cálcio no músculo esquelético9 de camundongos.
Esses dados indicam que o direcionamento terapêutico da via GDF15-GFRAL pode ser útil para manter o gasto energético no músculo esquelético9 durante a restrição calórica.
Leia sobre "Como funciona o controle do apetite", "Metabolismo10" e "Dificuldade de perder peso - quais são os motivos".
Fonte: Nature, publicação em 28 de junho de 2023.