news.med.br
Pharma News - 15/01/07
Pacientes com hipercolesterolemia1 familiar apresentam elevados níveis de colesterol2, baixa resposta a terapias com medicamentos e um alto risco de doenças cardiovasculares3 precoces. Estes pacientes podem se beneficiar com o BMS-201038, um novo medicamento inibidor de proteína de transferência de triglicéride microssomal que está sendo estudado. Publicado no The New England Journal of Medicine de 11 de janeiro de 2007, o estudo mostrou evidências de ter reduzido o mau colesterol2 (LDL4) em 51%.
1 Hipercolesterolemia: Aumento dos níveis de colesterol do sangue. Está associada a uma maior predisposição ao desenvolvimento de aterosclerose.
2 Colesterol: Tipo de gordura produzida pelo fígado e encontrada no sangue, músculos, fígado e outros tecidos. O colesterol é usado pelo corpo para a produção de hormônios esteróides (testosterona, estrógeno, cortisol e progesterona). O excesso de colesterol pode causar depósito de gordura nos vasos sangüíneos. Seus componentes são: HDL-Colesterol: tem efeito protetor para as artérias, é considerado o bom colesterol. LDL-Colesterol: relacionado às doenças cardiovasculares, é o mau colesterol. VLDL-Colesterol: representa os triglicérides (um quinto destes).
3 Doenças cardiovasculares: Doença do coração e vasos sangüíneos (artérias, veias e capilares).
4 LDL: Lipoproteína de baixa densidade, encarregada de transportar colesterol através do sangue. Devido à sua tendência em depositar o colesterol nas paredes arteriais e a produzir aterosclerose, tem sido denominada “mau colesterol“.
   [Mais...]

Medical Journal - 11/10/06
Comer nozes após a refeição pode ajudar a diminuir os malefícios causados às artérias1 por comidas gordurosas, de acordo com um estudo do Hospital Clínico da Universidade de Barcelona. A dose diária recomendada é de 28 gramas de nozes e traz mais benefícios que o azeite. Confira na íntegra a pesquisa publicada no Journal of the American College of Cardiology.
1 Artérias: Os vasos que transportam sangue para fora do coração.
   [Mais...]

Medical Journal - 16/08/06
Estudo publicado na edição de agosto do periódico Lancet Neurology mostrou que a hipertensão1, a obesidade2 e os altos índices de colesterol3 aumentam a probabilidade de desenvolver demência4.
1 Hipertensão: Condição presente quando o sangue flui através dos vasos com força maior que a normal. Também chamada de pressão alta. Hipertensão pode causar esforço cardíaco, dano aos vasos sangüíneos e aumento do risco de um ataque cardíaco, derrame ou acidente vascular cerebral, além de problemas renais e morte.
2 Obesidade: Condição em que há acúmulo de gorduras no organismo além do normal, mais severo que o sobrepeso. O índice de massa corporal é igual ou maior que 30.
3 Colesterol: Tipo de gordura produzida pelo fígado e encontrada no sangue, músculos, fígado e outros tecidos. O colesterol é usado pelo corpo para a produção de hormônios esteróides (testosterona, estrógeno, cortisol e progesterona). O excesso de colesterol pode causar depósito de gordura nos vasos sangüíneos. Seus componentes são: HDL-Colesterol: tem efeito protetor para as artérias, é considerado o bom colesterol. LDL-Colesterol: relacionado às doenças cardiovasculares, é o mau colesterol. VLDL-Colesterol: representa os triglicérides (um quinto destes).
4 Demência: Deterioração irreversível e crônica das funções intelectuais de uma pessoa.
   [Mais...]

Medical Journal - 13/03/06
Após 12 anos de estudos randomizados com mais de 90.000 pacientes, verificou-se que a redução do LDL colesterol1 impacta diretamente na redução do risco cardiovascular. Já o aumento de 1 mg/dl2 de HDL colesterol3 tem um impacto de 3% na redução do risco para eventos cardiovasculares.
1 LDL colesterol: Do inglês low-density lipoprotein cholesterol, colesterol de baixa densidade ou colesterol ruim.
2 Mg/dL: Miligramas por decilitro, unidade de medida que mostra a concentração de uma substância em uma quantidade específica de fluido.
3 HDL colesterol: Do inglês high-density-lipoprotein cholesterol, ou colesterol de alta densidade. Também chamado de bom colesterol.
   [Mais...]

Mostrar: 10
< - 1 - 2 - 3 - 4
31 a 34 (Total: 34)
  • Entrar
  • Assinar
O news.med.br® é parte integrante da Plataforma HiDoctor® e é oferecido a você gratuitamente.