news.med.br  -  Pharma News
O Food and Drug Administration (FDA) aprovou o Dificid (fidaxomicin) para tratamento da diarreia1 associada à bactéria2 Clostridium difficile. Esta bactéria2 pode causar diarreia1 e levar à colite3 ou a outras condições intestinais graves. Ela é encontrada nas fezes de pessoas infectadas e outros indivíduos podem se contaminar se tocarem em utensílios ou superfícies com este microorganismo ou com os seus esporos4 e colocarem a mão5 na boca6.
1 Diarréia: Aumento do volume, freqüência ou quantidade de líquido nas evacuações.Deve ser a manifestação mais freqüente de alteração da absorção ou transporte intestinal de substâncias, alterações estas que em geral são devidas a uma infecção bacteriana ou viral, a toxinas alimentares, etc.
2 Bactéria: Organismo unicelular, capaz de auto-reproduzir-se. Existem diferentes tipos de bactérias, classificadas segundo suas características de crescimento (aeróbicas ou anaeróbicas, etc.), sua capacidade de absorver corantes especiais (Gram positivas, Gram negativas), segundo sua forma (bacilos, cocos, espiroquetas, etc.). Algumas produzem infecções no ser humano, que podem ser bastante graves.
3 Colite: Inflamação da porção terminal do cólon (intestino grosso). Pode ser devido a infecções intestinais (a causa mais freqüente), ou a processos inflamatórios diversos (colite ulcerativa, colite isquêmica, colite por radiação, etc.).
4 Esporos: Estruturas unicelulares e uninucleares, resistentes ao calor e à dessecação, capazes de germinar em determinadas condições e reproduzirem assexuadamente o indivíduo que as originou.
5 Mão: Articulação entre os ossos do metacarpo e as falanges.
6 Boca: Cavidade oral ovalada (localizada no ápice do trato digestivo) composta de duas partes
   [Mais...]

O Food and Drug Administration (FDA) aprovou o Victrelis para tratar pacientes com hepatite1 C crônica que ainda tenham alguma função hepática2 e que ou não tenham sido previamente tratados ou nos quais a terapia medicamentosa tenha falhado. O Victrelis é aprovado para uso em combinação com o interferon alfa-2a peguilado e a ribavirina.
1 Hepatite: Inflamação do fígado, caracterizada por coloração amarela da pele e mucosas (icterícia), dor na região superior direita do abdome, cansaço generalizado, aumento do tamanho do fígado, etc. Pode ser produzida por múltiplas causas como infecções virais, toxicidade por drogas, doenças imunológicas, etc.
2 Hepática: Relativa a ou que forma, constitui ou faz parte do fígado.
   [Mais...]

O Tradjenta (linagliptina) pertence à classe dos inibidores da dipeptidil peptidase–4 (DPP-4). Ele foi desenvolvido por Boehringer Ingelheim Pharmaceuticals, Inc. e Eli Lilly como um comprimido de dose única diária de 5 mg, usado por via oral, para controle glicêmico de pacientes com diabetes mellitus1 tipo 2. O medicamento pode ser prescrito como monoterapia ou associado à metformina2, glimepirida3 ou pioglitazona já utilizadas pelos pacientes.
1 Diabetes mellitus: Distúrbio metabólico originado da incapacidade das células de incorporar glicose. De forma secundária, podem estar afetados o metabolismo de gorduras e proteínas.Este distúrbio é produzido por um déficit absoluto ou relativo de insulina. Suas principais características são aumento da glicose sangüínea (glicemia), poliúria, polidipsia (aumento da ingestão de líquidos) e polifagia (aumento da fome).
2 Metformina: Medicamento para uso oral no tratamento do diabetes tipo 2. Reduz a glicemia por reduzir a quantidade de glicose produzida pelo fígado e ajudando o corpo a responder melhor à insulina produzida pelo pâncreas. Pertence à classe das biguanidas.
3 Glimepirida: Medicamento de uso oral para tratamento do diabetes tipo 2. Estimula a secreção de insulina ligando-se a um receptor específico na célula-beta do pâncreas que determina fechamento dos canais de potássio (K+) dependentes de ATP (adenosinatrifosfato), resultando em despolarização da célula. Pertence à classe das sulfoniluréias.
   [Mais...]

A recorrência1 de infecções2 urinárias em mulheres pode diminuir com o uso de probiótico3 de Lactobacillus crispatus, de acordo com trabalho publicado na revista científica Clinical Infectious Diseases.
1 Recorrência: 1. Retorno, repetição. 2. Em medicina, é o reaparecimento dos sintomas característicos de uma doença, após a sua completa remissão. 3. Em informática, é a repetição continuada da mesma operação ou grupo de operações. 4. Em psicologia, é a volta à memória.
2 Infecções: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
3 Probiótico: Suplemento alimentar, rico em micro-organismos vivos, que afeta de forma benéfica seu consumidor, através da melhoria do balanço microbiano intestinal.
   [Mais...]

O Benlysta (belimumab) é o primeiro medicamento para tratamento do lúpus1 aprovado pelo Food and Drug Administration (FDA) em 56 anos. Ele está aprovado para pacientes2 com lúpus1 eritematoso3 ativo, com auto-anticorpos4 positivos, que estejam recebendo terapia padrão, incluindo corticosteroides, antimaláricos5, imunossupressores e anti-inflamatórios não hormonais.
1 Lúpus: 1. É uma inflamação crônica da pele, caracterizada por ulcerações ou manchas, conforme o tipo específico. 2. Doença autoimune rara, mais frequente nas mulheres, provocada por um desequilíbrio do sistema imunológico. Nesta patologia, a defesa imunológica do indivíduo se vira contra os tecidos do próprio organismo como pele, articulações, fígado, coração, pulmão, rins e cérebro. Essas múltiplas formas de manifestação clínica, às vezes, podem confundir e retardar o diagnóstico. Lúpus exige tratamento cuidadoso por médicos especializados no assunto.
2 Para pacientes: Você pode utilizar este texto livremente com seus pacientes, inclusive alterando-o, de acordo com a sua prática e experiência. Conheça todos os materiais Para Pacientes disponíveis para auxiliar, educar e esclarecer seus pacientes, colaborando para a melhoria da relação médico-paciente, reunidos no canal Para Pacientes . As informações contidas neste texto são baseadas em uma compilação feita pela equipe médica da Centralx. Você deve checar e confirmar as informações e divulgá-las para seus pacientes de acordo com seus conhecimentos médicos.
3 Eritematoso: Relativo a ou próprio de eritema. Que apresenta eritema. Eritema é uma vermelhidão da pele, devido à vasodilatação dos capilares cutâneos.
4 Anticorpos: Proteínas produzidas pelo organismo para se proteger de substâncias estranhas como bactérias ou vírus. As pessoas que têm diabetes tipo 1 produzem anticorpos que destroem as células beta produtoras de insulina do próprio organismo.
5 Antimaláricos: Agentes usados no tratamento da malária. Geralmente são classificados com base na sua ação contra os plasmódios nas diferentes fases de seu ciclo de vida no homem. São exemplos, a cloroquina e a hidroxicloroquina.
   [Mais...]

O novo anticoncepcional oral Qlaria foi lançado na Europa em maio de 2010 e sua chegada ao Brasil está prevista para 2011, pela Bayer HealthCare. A medicação acaba de receber autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para comercialização no país. O Qlaria imita o hormônio1 feminino estradiol e é a primeira pílula que combina dienogeste e valerato de estradiol em sua formulação.
1 Hormônio: Substância química produzida por uma parte do corpo e liberada no sangue para desencadear ou regular funções particulares do organismo. Por exemplo, a insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas que diz a outras células quando usar a glicose para energia. Hormônios sintéticos, usados como medicamentos, podem ser semelhantes ou diferentes daqueles produzidos pelo organismo.
   [Mais...]

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) realiza, na próxima quarta-feira (23/02/2011), audiência pública para discutir o cancelamento do registro dos medicamentos que contém sibutramina e dos anorexígenos1 anfetamínicos (anfepramona, femproporex e mazindol) devido aos riscos que podem acarretar à saúde2 de seus usuários.
1 Anorexígenos: Que ou o que provoca anorexia (diz-se de substância ou droga), ou seja, que ou o que produz falta ou perda de apetite.
2 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
   [Mais...]

O laboratório Sanofi-Aventis está distribuindo, aos médicos dos Estados Unidos, uma carta alertando-os sobre a existência de casos de lesão1 hepática2 grave associada ao uso do antiarrítmico3 dronedarona (Multaq). Em dois casos, o transplante de fígado4 foi necessário.
1 Lesão: 1. Ato ou efeito de lesar (-se). 2. Em medicina, ferimento ou traumatismo. 3. Em patologia, qualquer alteração patológica ou traumática de um tecido, especialmente quando acarreta perda de função de uma parte do corpo. Ou também, um dos pontos de manifestação de uma doença sistêmica. 4. Em termos jurídicos, prejuízo sofrido por uma das partes contratantes que dá mais do que recebe, em virtude de erros de apreciação ou devido a elementos circunstanciais. Ou também, em direito penal, ofensa, dano à integridade física de alguém.
2 Hepática: Relativa a ou que forma, constitui ou faz parte do fígado.
3 Antiarrítmico: Medicamento usado para tratar altrações do ritmo cardíaco
4 Fígado: Órgão que transforma alimento em energia, remove álcool e toxinas do sangue e fabrica bile. A bile, produzida pelo fígado, é importante na digestão, especialmente das gorduras. Após secretada pelas células hepáticas ela é recolhida por canalículos progressivamente maiores que a levam para dois canais que se juntam na saída do fígado e a conduzem intermitentemente até o duodeno, que é a primeira porção do intestino delgado. Com esse canal biliar comum, chamado ducto hepático, comunica-se a vesícula biliar através de um canal sinuoso, chamado ducto cístico. Quando recebe esse canal de drenagem da vesícula biliar, o canal hepático comum muda de nome para colédoco. Este, ao entrar na parede do duodeno, tem um músculo circular, designado esfíncter de Oddi, que controla o seu esvaziamento para o intestino.
   [Mais...]

Desde agosto de 2010, seguindo a disseminação de uso da vacina1 contra influenza2 (H1N1) em 2009, casos de narcolepsia, principalmente em crianças e adolescentes, foram reportados por pelo menos 12 países. Os casos foram mais frequentes na Suécia, Finlândia e Islândia.
1 Vacina: Tratamento à base de bactérias, vírus vivos atenuados ou seus produtos celulares, que têm o objetivo de produzir uma imunização ativa no organismo para uma determinada infecção.
2 Influenza: Doença infecciosa, aguda, de origem viral que acomete o trato respiratório, ocorrendo em epidemias ou pandemias e frequentemente se complicando pela associação com outras infecções bacterianas.
   [Mais...]

O U.S. Food and Drug Administration (FDA) aprovou o Makena (caproato de hidroxiprogesterona), medicamento injetável para reduzir o risco de nascimentos prematuros em grávidas com história de pelo menos um parto prematuro prévio. Este é o primeiro medicamento aprovado pelo FDA indicado especificamente para esta finalidade.   [Mais...]
» Nova vacina contra febre amarela será produzida pelo Biomanguinhos/Fiocruz
» Anvisa: venda de antibióticos agora apenas mediante receita de controle especial em duas vias
» Novos medicamentos anticâncer: Rexahn Pharmaceuticals publica dados sobre os derivados da isoquinolinamina no European Journal & Medicinal Chemistry
» Doença de Gaucher: Brasil produzirá novo medicamento com base biotecnológica, segundo informa o Ministério da Saúde
» Avandia: Anvisa cancela registro do medicamento usado para controle do diabetes tipo 2
» Prozac (fluoxetina) é esperança para tratamento da TPM, conforme divulgado no British Science Festival
» FDA aprova novas restrições ao Avandia (rosiglitazona) pelo risco potencial de derrame e infarto do miocárdio em diabéticos
» Dose baixa de aspirina (75mg ao dia) pode proteger contra o câncer colorretal, diz estudo publicado no jornal GUT
» Rimonabanto: resultados que levaram à suspensão do ensaio clínico CRESCENDO são divulgados pelo The Lancet
» Diabetes mellitus: uso de metformina por pelo menos cinco anos pode reduzir risco de câncer de mama, segundo publicação do Diabetes Care


Visualizar: Títulos | Resumos
  • Entrar
  • Receber conteúdos