Atalho: 5KG1IHB
Gostou do artigo? Compartilhe!

Caminhadas rápidas podem prevenir 10 mil casos de câncer de mama e intestino ao ano, segundo dados do The World Cancer Research Fund

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

Segundo dados recentes do The World Cancer1 Research Fund (WCRF), cerca de 10 mil casos de câncer1 de mama2 e intestino poderão ser prevenidos a cada ano no Reino Unido se as pessoas fizerem mais caminhadas rápidas. Qualquer atividade física moderada que acelere o coração3 e faça você respirar mais profundamente pode trazer os mesmos benefícios à saúde4.

Os dados sugerem que 45 minutos ao dia de exercícios moderados podem prevenir cerca de 5.500 casos de câncer1 de mama2, e que 30 minutos de atividades moderadas, pelo menos 5 dias na semana, podem evitar 4.600 casos de câncer1 de intestino ao ano.

A equipe do WRCF reforçou que o mais importante é o tempo total de atividade. Você não precisa exercitar-se direto durante 45 minutos ao dia para alcançar estes benefícios. Caminhadas curtas que acelerem o coração3 também são benéficas.

A coordenadora, Dra. Rachel Thompson, disse que com pequenas mudanças na rotina diária é possível alcançar ganhos reais para a saúde4. De acordo com o estudo, ainda que as atividades físicas não sejam realizadas diariamente, elas trazem melhorias.

Fonte: The World Cancer1 Research Fund

NEWS.MED.BR, 2010. Caminhadas rápidas podem prevenir 10 mil casos de câncer de mama e intestino ao ano, segundo dados do The World Cancer Research Fund. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/saude/70078/caminhadas-rapidas-podem-prevenir-10-mil-casos-de-cancer-de-mama-e-intestino-ao-ano-segundo-dados-do-the-world-cancer-research-fund.htm>. Acesso em: 15 set. 2019.

Complementos

1 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
2 Mama: Em humanos, uma das regiões pareadas na porção anterior do TÓRAX. As mamas consistem das GLÂNDULAS MAMÁRIAS, PELE, MÚSCULOS, TECIDO ADIPOSO e os TECIDOS CONJUNTIVOS.
3 Coração: Órgão muscular, oco, que mantém a circulação sangüínea.
4 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
Gostou do artigo? Compartilhe!

Complementos

27/09/2010 - Complemento feito por EVANDRO
Re: Caminhadas rápidas podem prevenir 10 mil casos de câncer de mama e intestino ao ano, segundo dados do The World Cancer Research Fund
SOU UM HUMILDE CLINICO - CLINICA MEDICA.
MAS SOU APAIXONADO PELO BOM SENSO, PELO OBVIO E PELA SAUDE FISICA E MENTAL AO ALCANCE DE TODOS A QUALQUER TEMPO E EM QUALQUER LUGAR.
PESQUISAS SUBSQUENTES SAO FEITAS E ' COMPLEMENTADAS ' SEMPRE DIZENDO O MESMO SOBRE DIETA E ATIVIDADE FISICA, MAS A TECNOLOGIA E O PROGRESSO PARECEM CORRER AO CONTRARIO QUANDO NO DIA-A-DIA NOS ' SUGERE ' MEDIDAS SUPERESPECIAIS PARA VIDA LONGA E SAUDAVEL - QUANDO NA VERDADE NOSSOS ANTEPASSADOS IMEDIATOS NOS ' PROVAM ' COM SUAS VIDAS E SAUDE O FATO ' SO' AGORA ' PESQUISADO E COMPROVADO.
E' TAO SIMPLES... SO' ME RESTA UMA CONCLUSAO : PRECISO DE MAIS ' CORAGEM ' PARA ' PRATICAR ' SAUDE.
BOM DIA A TODOS.

EA'

09/09/2010 - Complemento feito por marcos
Re: Caminhadas rápidas podem prevenir 10 mil casos de câncer de mama e intestino ao ano, segundo dados do The World Cancer Research Fund
Na realidade , qualquer atividade física, torna seu organismo mais apto do ponto de vista fisiológico, para poder enfrentar situações de estresse, pois com uma função cardio vascular mais eficiente, em relação a quem é realmente sedentário,muitas vezes pode fazer diferença ao enfrentar doenças como a PNEUMONIA por exemplo.
As atividades físicas, dão uma maior possibilidade de você enfrentar doenças articulares de maneira mais suave, embora necessite de acompanhamento de especialistas, movimentar-se nos períodos que a doença não está na fase aguda, é uma ótima ferramenta de prevenção de futuras crises de problemas articulares.
A caminhada é a atividade mais simples, mais acessível e muito útil, pois basta alguns minutos, que podemos ir ampliando na medida em que sentimos que nossa saúde se beneficia com o esforço pequeno , porém fundamental para manter nosso metabolismo aeróbico em boas condições, pois forçamos sem perceber uma maior troca gasosa pelos pulmões, uma maior quantidade de sangue oxigenado é injetado na aorta, o que acaba por beneficiar todo o organismo.
Quanto ao câncer, muitas vezes, estamos procurando a saída nas pesquisas focadas em tecnologias de detecção precoce, ou novos fármacos, o que sem dúvida é vital para um bom tratamento, mas nos esqueçemos que EXISTEM MEDIDAS SIMPLES, QUE PODEM EVITAR QUE NEOPLASIAS SE INICIEM EM NOSSO ORGANISMO, ESSAS MEDIDAS POSSUEM RESPALDO DA COMUNIDADE CIENTÍFICA E DEVEM SER VISTAS COM MAIOR CARINHO.

  • Entrar
  • Assinar