Pré-natal masculino, durante a gestação da parceira, é incentivado pelo Ministério da Saúde
Além das ações de incentivo ao aumento da realização de procedimentos urológicos1 no Sistema Único de Saúde2 (SUS), como exames e cirurgias de próstata3, vasectomia e fimose4, o Ministério da Saúde2 vai estimular os futuros pais a fazerem um check up durante o pré-natal da parceira.
O objetivo é estimular o homem a acompanhar as consultas durante os nove meses de gestação da parceira, realizar exames para cuidados preventivos com a saúde2, diagnóstico5 precoce e tratamento de doenças que possam afetar a saúde2 da mulher e, por consequência, a do bebê, como Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), por meio da realização de exames de sífilis6, HIV7 e hepatites8 virais B e C.
Em Ribeirão Preto (SP), os médicos já aproveitam esta oportunidade para fazer a aferição da pressão arterial9, a solicitação de exames para diabetes mellitus10 e dosagem de colesterol11. Também promovem reuniões mensais com os casais para informá-los sobre as alterações que podem ocorrer com a mulher e entre o casal durante a gravidez12 e o nascimento do filho, o que ajuda na redução da violência doméstica, segundo o diretor da faculdade de medicina da USP em Ribeirão Preto, Geraldo Duarte, responsável pela implementação do projeto no município.
Os homens têm mais resistência a procurarem cuidados médicos e muitos não seguem os tratamentos recomendados. Eles também apresentam hábitos de vida menos saudáveis e estão mais suscetíveis a fatores de risco para doenças crônicas.
Fonte: Ministério da Saúde2