Gostou do artigo? Compartilhe!

Câncer de endométrio: ser ativa por pelo menos 30 minutos ao dia e manter um peso corporal saudável pode evitar quatro em cada dez casos deste tumor, segundo pesquisa do World Cancer Research Fund

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

Quatro em cada dez casos de câncer1 de endométrio2 poderiam ser evitados no Reino Unido se as mulheres fossem fisicamente mais ativas e mantivessem um peso corporal saudável. O projeto World Cancer1 Research Fund International’s Continuous Update Project (CUP) encontrou fortes evidências de que cerca de 3.700 casos poderiam ser evitados a cada ano se as mulheres fizessem exercícios físicos durante 38 minutos por dia e mantivessem um peso corporal saudável, ou seja, mantivessem seu índice de massa corporal3 (IMC4) entre 18,5 e 25 kg/m².

No Reino Unido, apenas 56% das mulheres seguem por completo as recomendações da Organização Mundial de Saúde5 (World Health Organization) de serem fisicamente ativas por pelo menos 30 minutos ao dia, durante cinco dias da semana. E apenas 39% têm um peso corporal saudável.

A pesquisa também revelou evidências de que o consumo de café pode reduzir o risco de câncer1 de útero6, mas ainda não há informações suficientes para recomendar que as mulheres bebam café para se proteger contra a doença. As evidências de que o café tem qualquer efeito sobre o risco de desenvolvimento de outros tipos de câncer1 não são consistentes e os efeitos potenciais para outras condições de saúde5 permanecem obscuros.

A Dra. Elisa Bandera, um dos membros do projeto CUP e professora do Epidemiology at Rutgers Cancer1 Institute de Nova Jersey, diz que o câncer1 de endométrio2 é um dos tumores malignos mais comuns em mulheres e que uma proporção significativa de casos poderia ser evitada a cada ano, mantendo-se um peso saudável e a prática regular de atividades físicas. Ela também fala que o relatório do projeto CUP para o câncer1 endometrial segue as recomendações já conhecidas em relatórios anteriores para os tumores de pâncreas7, mama8 e intestino mostrando a importância dos fatores de estilo de vida na prevenção do câncer1 e, assim como os relatórios anteriores, utiliza as recomendações mais atuais para dizer como as pessoas podem cortar os seus riscos de desenvolvimento de câncer1.

Outra professora que participou do projeto CUP, Hilary Powers, da University of Sheffield, acrescenta que “não são apenas os indivíduos que podem fazer mudanças para reduzir o risco de câncer1. O governo e outras organizações podem fazer muito para tornar o estilo de vida saudável uma opção mais fácil para todos”.

Uma equipe de especialistas internacionais julgou as evidências e cientistas do World Cancer1 Research Fund (WHRF) estimam que cerca de 44% dos casos de câncer1 de endométrio2 no Reino Unido poderiam ser evitados através de atividades físicas e do peso corporal saudável.

Os cientistas acreditam que há várias razões para explicar as relações entre gordura9 corporal e câncer1, tais como o fato de que células10 de gordura9 podem liberar hormônios que aumentam o risco de desenvolvimento de certos tumores malignos. A atividade física regular pode ajudar a manter estes níveis hormonais saudáveis, assim como fortalecem o sistema imune11 e mantém a saúde5 do sistema digestivo12.

Para a diretora executiva do WCRF, Karen Sadler, as recomendações do WCRF são: “Para reduzir o risco de câncer1 de endométrio2 e de outros tipos de câncer1, o ideal é ser o mais magra possível, sem estar abaixo do peso ideal, e manter-se ativa por pelo menos 30 minutos todos os dias”. Ela diz que a evidência encontrada para o café é interessante e é uma indicação futura de uma relação potencial entre o consumo de café e o risco de câncer1, mas ainda há muito trabalho a ser feito. É necessário considerar os possíveis efeitos do café para outros tipos de tumores, assim como o seu impacto em outras condições de saúde5. No momento, novos esforços estão sendo realizados para conduzir estas pesquisas e esclarecer este ponto.

Fonte: World Cancer1 Research Fund, Press Releases, de 11 de setembro de 2013 

NEWS.MED.BR, 2013. Câncer de endométrio: ser ativa por pelo menos 30 minutos ao dia e manter um peso corporal saudável pode evitar quatro em cada dez casos deste tumor, segundo pesquisa do World Cancer Research Fund. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/saude/379229/cancer-de-endometrio-ser-ativa-por-pelo-menos-30-minutos-ao-dia-e-manter-um-peso-corporal-saudavel-pode-evitar-quatro-em-cada-dez-casos-deste-tumor-segundo-pesquisa-do-world-cancer-research-fund.htm>. Acesso em: 12 dez. 2019.

Complementos

1 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
2 Endométrio: Membrana mucosa que reveste a cavidade uterina (responsável hormonalmente) durante o CICLO MENSTRUAL e GRAVIDEZ. O endométrio sofre transformações cíclicas que caracterizam a MENSTRUAÇÃO. Após FERTILIZAÇÃO bem sucedida, serve para sustentar o desenvolvimento do embrião.
3 Índice de massa corporal: Medida usada para avaliar se uma pessoa está abaixo do peso, com peso normal, com sobrepeso ou obesa. É a medida mais usada na prática para saber se você é considerado obeso ou não. Também conhecido como IMC. É calculado dividindo-se o peso corporal em quilogramas pelo quadrado da altura em metros. Existe uma tabela da Organização Mundial de Saúde que classifica as medidas de acordo com o resultado encontrado.
4 IMC: Medida usada para avaliar se uma pessoa está abaixo do peso, com peso normal, com sobrepeso ou obesa. É a medida mais usada na prática para saber se você é considerado obeso ou não. Também conhecido como IMC. É calculado dividindo-se o peso corporal em quilogramas pelo quadrado da altura em metros. Existe uma tabela da Organização Mundial de Saúde que classifica as medidas de acordo com o resultado encontrado.
5 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
6 Útero: Orgão muscular oco (de paredes espessas), na pelve feminina. Constituído pelo fundo (corpo), local de IMPLANTAÇÃO DO EMBRIÃO e DESENVOLVIMENTO FETAL. Além do istmo (na extremidade perineal do fundo), encontra-se o COLO DO ÚTERO (pescoço), que se abre para a VAGINA. Além dos istmos (na extremidade abdominal superior do fundo), encontram-se as TUBAS UTERINAS.
7 Pâncreas: Órgão nodular (no ABDOME) que abriga GLÂNDULAS ENDÓCRINAS e GLÂNDULAS EXÓCRINAS. A pequena porção endócrina é composta pelas ILHOTAS DE LANGERHANS, que secretam vários hormônios na corrente sangüínea. A grande porção exócrina (PÂNCREAS EXÓCRINO) é uma glândula acinar composta, que secreta várias enzimas digestivas no sistema de ductos pancreáticos (que desemboca no DUODENO).
8 Mama: Em humanos, uma das regiões pareadas na porção anterior do TÓRAX. As mamas consistem das GLÂNDULAS MAMÁRIAS, PELE, MÚSCULOS, TECIDO ADIPOSO e os TECIDOS CONJUNTIVOS.
9 Gordura: Um dos três principais nutrientes dos alimentos. Os alimentos que fornecem gordura são: manteiga, margarina, óleos, nozes, carnes vermelhas, peixes, frango e alguns derivados do leite. O excesso de calorias é estocado no organismo na forma de gordura, fornecendo uma reserva de energia ao organismo.
10 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
11 Sistema imune: Sistema de defesa do organismo contra infecções e outros ataques de micro-organismos que enfraquecem o nosso corpo.
12 Sistema digestivo: O sistema digestivo ou digestório realiza a digestão, processo que transforma os alimentos em substâncias passíveis de serem absorvidas pelo organismo. Os materiais não absorvidos são eliminados por este sistema. Ele é composto pelo tubo digestivo e por glândulas anexas.
Gostou do artigo? Compartilhe!