Atalho: 6K5BKGY
Gostou do artigo? Compartilhe!

Vacina contra dengue protege contra três dos quatro sorotipos da doença em testes clínicos

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

Com lançamento previsto para 2015, a nova vacina1 contra a dengue2, produzida pelo laboratório francês Sanofi SA, ainda está em fase de testes clínicos, mas já mostrou eficácia contra três dos quatro sorotipos da doença.

Em um teste clínico feito com cerca de quatro mil crianças de 4 a 11 anos, na Tailândia, a vacina1 gerou resposta imunológica aos quatro sorotipos do vírus3, mas só houve comprovação de sua eficácia contra três deles. O laboratório está realizando análises para compreender a resistência do quarto sorotipo. A Fase 3 do teste clínico poderá indicar se isso tem relação com alguma situação específica que ocorre na Tailândia ou não. Os resultados são promissores para a prevenção de uma doença para a qual não existe tratamento específico.

A vacina1 deverá ser administrada em três doses, com intervalo de seis meses entre as doses.

A Organização Mundial da Saúde4 (OMS) estima que haja 50 a 100 milhões de novos casos da doença por ano. A doença mata cerca de 20 mil pessoas por ano, especialmente crianças.

Fonte: Sanofi

NEWS.MED.BR, 2012. Vacina contra dengue protege contra três dos quatro sorotipos da doença em testes clínicos. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/saude/310885/vacina-contra-dengue-protege-contra-tres-dos-quatro-sorotipos-da-doenca-em-testes-clinicos.htm>. Acesso em: 17 set. 2019.

Complementos

1 Vacina: Tratamento à base de bactérias, vírus vivos atenuados ou seus produtos celulares, que têm o objetivo de produzir uma imunização ativa no organismo para uma determinada infecção.
2 Dengue: Infecção viral aguda transmitida para o ser humano através da picada do mosquito Aedes aegypti, freqüente em regiões de clima quente. Caracteriza-se por apresentar febre, cefaléia, dores musculares e articulares e uma erupção cutânea característica. Existe uma variedade de dengue que é potencialmente fatal, chamada dengue hemorrágica.
3 Vírus: Pequeno microorganismo capaz de infectar uma célula de um organismo superior e replicar-se utilizando os elementos celulares do hospedeiro. São capazes de causar múltiplas doenças, desde um resfriado comum até a AIDS.
4 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
Gostou do artigo? Compartilhe!