Gostou do artigo? Compartilhe!

Sociedade Brasileira de Infectologia publica documento com atualizações e recomendações sobre a COVID-19

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

Em 09 de dezembro de 2020 a Sociedade Brasileira de Infectologia publicou um novo documento com informações e orientações em relação à COVID-19, doença responsável pela atual pandemia1 mundial.

O documento traz recomendações a respeito dos seguintes pontos:

  1. Sobre o diagnóstico2 e evolução dos pacientes
  2. Sobre o tratamento precoce nos primeiros dias de sintomas3
  3. A importância de detectar a hipóxia4
  4. Sobre o isolamento respiratório
  5. A respeito de contatantes próximos
  6. Reinfecção pelo SARS-CoV-2
  7. Medidas de prevenção
  8. Vacinas contra a COVID-19

Abaixo você pode conferir o documento na íntegra, ou faça o download clicando aqui.

 

 

NEWS.MED.BR, 2020. Sociedade Brasileira de Infectologia publica documento com atualizações e recomendações sobre a COVID-19. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/saude/1383868/sociedade-brasileira-de-infectologia-publica-documento-com-atualizacoes-e-recomendacoes-sobre-a-covid-19.htm>. Acesso em: 22 abr. 2021.

Complementos

1 Pandemia: É uma epidemia de doença infecciosa que se espalha por um ou mais continentes ou por todo o mundo, causando inúmeras mortes. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a pandemia pode se iniciar com o aparecimento de uma nova doença na população, quando o agente infecta os humanos, causando doença séria ou quando o agente dissemina facilmente e sustentavelmente entre humanos. Epidemia global.
2 Diagnóstico: Determinação de uma doença a partir dos seus sinais e sintomas.
3 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
4 Hipóxia: Estado de baixo teor de oxigênio nos tecidos orgânicos que pode ocorrer por diversos fatores, tais como mudança repentina para um ambiente com ar rarefeito (locais de grande altitude) ou por uma alteração em qualquer mecanismo de transporte de oxigênio, desde as vias respiratórias superiores até os tecidos orgânicos.
Gostou do artigo? Compartilhe!