Atalho: 5RCA09W
Gostou do artigo? Compartilhe!

USP publica a história dos Registros de Câncer no Brasil

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

Com o objetivo de preservar a memória da medicina brasileira, o Registro de Câncer1 de São Paulo, ligado à Faculdade de Saúde2 Pública da USP, acaba de lançar o trabalho "Registros de Câncer1 no Brasil e sua História". De acordo com o estudo, a preocupação com a pesquisa sobre a mortalidade3 e a incidência4 do câncer1 entre os brasileiros está registrada desde o início do século passado.

Além de relatar a criação dos Registros de Câncer1 de base populacional, hospitalar e epidemiológica, o trabalho traz uma bibliografia completa das publicações nacionais sobre o tema. Os Registros de Câncer1 de base populacional consistem em sistemas de informação em saúde2 que permitem a coleta, classificação e análise de todos os novos casos de câncer1 diagnosticados a partir de uma data determinada, referentes a uma população de tamanho e características conhecidas em uma área geográfica delimitada. Tais registros são de fundamental importância, uma vez que oferecem dados epidemiológicos sobre as tendências de evolução da doença, embasando estratégias de prevenção por parte das autoridades de saúde2 pública.

A publicação "Registro de Câncer1 no Brasil e sua História" está disponível para consulta ou aquisição na Faculdade de Saúde2 Pública da USP (Av. Dr. Arnaldo, 715, 1º andar). Outras informações pelo telefone (11) 3066-7799 ou pelo e-mail apmirra@usp.br.

Fonte: AMB

NEWS.MED.BR, 2005. USP publica a história dos Registros de Câncer no Brasil. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/saude/1025/usp-publica-a-historia-dos-registros-de-cancer-no-brasil.htm>. Acesso em: 18 nov. 2019.

Complementos

1 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
2 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
3 Mortalidade: A taxa de mortalidade ou coeficiente de mortalidade é um dado demográfico do número de óbitos, geralmente para cada mil habitantes em uma dada região, em um determinado período de tempo.
4 Incidência: Medida da freqüência em que uma doença ocorre. Número de casos novos de uma doença em um certo grupo de pessoas por um certo período de tempo.
Gostou do artigo? Compartilhe!