Atalho: 5RCA0CF
Gostou do artigo? Compartilhe!

Centros médicos se preparam para a adoção do marca-passo gástrico

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

Pelo menos dois grandes centros médicos do País estão se preparando para adotar o marca-passo1 gástrico, uma novidade na cirurgia de obesidade2. O Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, e o Instituto Garrido, centro paulistano especializado há 14 anos em técnicas bariátricas, abriram protocolo de pesquisa clínica para usá-lo.

Trata-se do implante3 de um marca-passo1 na parede externa do estômago4, na altura da cintura. O aparelho manda choques ininterruptos por um ou dois eletrodos, que aumentam a sensação de saciedade do paciente. Essa sensação ocorre porque os impulsos elétricos são capazes de alterar os movimentos do estômago4, fazendo que o cérebro5 registre que ele não está vazio.

A cirurgia é feita por meio de laparoscopia6, dura cerca de uma hora e é reversível. São candidatos à cirurgia bariátrica7 pessoas com Índice de Massa Corpórea igual ou superior a 40 Kg/m² que tentaram tratamento clínico bem orientado e não obtiveram resultado. Aqueles com índice entre 35 e 40 Kg/m², mas que tenham doença associada à obesidade2 e melhorarão com a perda de peso, também são candidatos à cirurgia.

Apesar de ser considerada uma excelente opção terapêutica8, a adoção do marca-passo1 gástrico enfrenta barreiras financeiras. Só o aparelho custa cerca de U$10 mil.

A espera agora é pela aprovação de segurança do Food and Drug Administration (FDA), prevista para o próximo mês.

Fonte: Instituto Garrido

NEWS.MED.BR, 2005. Centros médicos se preparam para a adoção do marca-passo gástrico. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/saude/1023/centros-medicos-se-preparam-para-a-adocao-do-marca-passo-gastrico.htm>. Acesso em: 18 out. 2019.

Complementos

1 Marca-passo: Dispositivo implantado no peito ou no abdômen com o por objetivo de regular os batimentos cardíacos.
2 Obesidade: Condição em que há acúmulo de gorduras no organismo além do normal, mais severo que o sobrepeso. O índice de massa corporal é igual ou maior que 30.
3 Implante: 1. Em cirurgia e odontologia é o material retirado do próprio indivíduo, de outrem ou artificialmente elaborado que é inserido ou enxertado em uma estrutura orgânica, de modo a fazer parte integrante dela. 2. Na medicina, é qualquer material natural ou artificial inserido ou enxertado no organismo. 3. Em patologia, é uma célula ou fragmento de tecido, especialmente de tumores, que migra para outro local do organismo, com subsequente crescimento.
4 Estômago: Órgão da digestão, localizado no quadrante superior esquerdo do abdome, entre o final do ESÔFAGO e o início do DUODENO.
5 Cérebro: Derivado do TELENCÉFALO, o cérebro é composto dos hemisférios direito e esquerdo. Cada hemisfério contém um córtex cerebral exterior e gânglios basais subcorticais. O cérebro inclui todas as partes dentro do crânio exceto MEDULA OBLONGA, PONTE e CEREBELO. As funções cerebrais incluem as atividades sensório-motora, emocional e intelectual.
6 Laparoscopia: Procedimento cirúrgico mediante o qual se introduz através de uma pequena incisão na parede abdominal, torácica ou pélvica, um instrumento de fibra óptica que permite realizar procedimentos diagnósticos e terapêuticos.
7 Cirurgia Bariátrica:
8 Terapêutica: Terapia, tratamento de doentes.
Gostou do artigo? Compartilhe!