FDA: montelucaste e zafirlucaste podem causar efeitos colaterais neuropsiquiátricos
O Food and Drug Administration (FDA) e os fabricantes de montelucaste (Singulair) e zafirlucaste (Accolate) anunciaram novas recomendações de precauções nas bulas destes medicamentos, incluindo informações sobre seus efeitos neuropsiquiátricos.
Os principais eventos neuropsiquiátricos relatados pelos pacientes em uso de montelucaste ou zafirlucaste, antileucotrienos em uso clínico no Brasil, são agitação, comportamento agressivo, ansiedade, pesadelo, alucinações1, depressão, insônia, irritabilidade, nervosismo, pensamentos e comportamentos suicidas e tremor.
O montelucaste é usado para tratar asma2, sintomas3 de rinite4 alérgica (espirros, coriza5, obstrução ou prurido6 nasal) e para prevenir a asma2 induzida por exercícios. O zafirlucaste é usado para tratar asma2.
Pacientes e profissionais de saúde7 devem ficar alerta para os potenciais eventos neuropsiquiátricos com o uso desta medicação. Os pacientes devem relatar estes sintomas3 a seus médicos e os profissionais de saúde7 devem considerar descontinuar o tratamento com esta medicação nas pessoas que desenvolverem estes efeitos colaterais8.
Fonte: FDA