news.med.br  -  Pharma News
O periódico The Lancet divulgou o resultado final do estudo Comprehensive Rimonabant Evaluation Study of Cardiovascular ENDpoints and Outcomes (CRESCENDO) que avaliou o uso do rimonabanto, inibidor do receptor endocanabinoide, usado para tratamento da obesidade1, melhoria metabólica nos triglicérides2, HDL colesterol3 e resistência insulínica e seus efeitos em eventos cardiovasculares. O ensaio clínico mostrou efeitos psiquiátricos graves com o uso de rimonabanto.
1 Obesidade: Condição em que há acúmulo de gorduras no organismo além do normal, mais severo que o sobrepeso. O índice de massa corporal é igual ou maior que 30.
2 Triglicérides: A principal maneira de armazenar os lipídeos no tecido adiposo é sob a forma de triglicérides. São também os tipos de lipídeos mais abundantes na alimentação. Podem ser definidos como compostos formados pela união de três ácidos graxos com glicerol. Os triglicérides sólidos em temperatura ambiente são conhecidos como gorduras, enquanto os líquidos são os óleos. As gorduras geralmente possuem uma alta proporção de ácidos graxos saturados de cadeia longa, já os óleos normalmente contêm mais ácidos graxos insaturados de cadeia curta.
3 HDL colesterol: Do inglês high-density-lipoprotein cholesterol, ou colesterol de alta densidade. Também chamado de bom colesterol.
   [Mais...]

O uso por longo prazo de metformina1 para tratamento do diabetes mellitus2 tipo 2 ajuda a reduzir o risco de câncer3 de mama4, segundo trabalho publicado no periódico Diabetes5 Care.
1 Metformina: Medicamento para uso oral no tratamento do diabetes tipo 2. Reduz a glicemia por reduzir a quantidade de glicose produzida pelo fígado e ajudando o corpo a responder melhor à insulina produzida pelo pâncreas. Pertence à classe das biguanidas.
2 Diabetes mellitus: Distúrbio metabólico originado da incapacidade das células de incorporar glicose. De forma secundária, podem estar afetados o metabolismo de gorduras e proteínas.Este distúrbio é produzido por um déficit absoluto ou relativo de insulina. Suas principais características são aumento da glicose sangüínea (glicemia), poliúria, polidipsia (aumento da ingestão de líquidos) e polifagia (aumento da fome).
3 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
4 Mama: Em humanos, uma das regiões pareadas na porção anterior do TÓRAX. As mamas consistem das GLÂNDULAS MAMÁRIAS, PELE, MÚSCULOS, TECIDO ADIPOSO e os TECIDOS CONJUNTIVOS.
5 Diabetes: Nome que designa um grupo de doenças caracterizadas por diurese excessiva. A mais frequente é o Diabetes mellitus, ainda que existam outras variantes (Diabetes insipidus) de doença nas quais o transtorno primário é a incapacidade dos rins de concentrar a urina.
   [Mais...]

» Hepatite C: antiviral boceprevir dobra taxa de cura da hepatite C, de acordo com estudo publicado no The Lancet
» Daptomicina: FDA alerta para risco de pneumonia eosinofílica com o uso desta medicação
» Escaras: novo fitoterápico desenvolvido pela Apsen junto à Universidade de Ribeirão Preto mostra resultado promissor no tratamento dessas feridas
» HIV: gel vaginal antes e após relação sexual reduz o risco de HIV pela metade em mulheres, segundo dados da conferência AIDS 2010
» Anvisa lança cartilha sobre o uso correto de medicamentos
» FDA: Pfizer recolhe do mercado americano medicamento usado há uma década no tratamento da leucemia
» NEJM: ácido valproico está associado a defeitos congênitos em grávidas que usam a medicação no primeiro trimestre da gestação
» Antidepressivos na gravidez podem aumentar risco de aborto espontâneo, segundo artigo do Canadian Medical Association Journal
» FDA: possibilidade de risco aumentado de fraturas ósseas com o uso de certos antiácidos como os bloqueadores de bomba de prótons
» FDA aprova a primeira vacina contra câncer, a PROVENGE® (sipuleucel-T), indicada para o tratamento de câncer de próstata metastático resistente à hormonioterapia


Visualizar: Títulos | Resumos
  • Entrar
  • Receber conteúdos