news.med.br  -  Pharma News
O agonista1 seletivo do GPR40, conhecido como TAK-875, é o novo medicamento para o diabetes mellitus2 tipo 2 na fase 2 de testes clínicos. Ele aumenta a secreção de insulina3 glicose4-dependente sem alterar a secreção de glucagon5 nas ilhotas pancreáticas6 isoladas de ratos e humanos. A nova droga melhorou significativamente o controle glicêmico com risco mínimo de hipoglicemia7.
1 Agonista: 1. Em farmacologia, agonista refere-se às ações ou aos estímulos provocados por uma resposta, referente ao aumento (ativação) ou diminuição (inibição) da atividade celular. Sendo uma droga receptiva. 2. Lutador. Na Grécia antiga, pessoa que se dedicava à ginástica para fortalecer o físico ou como preparação para o serviço militar.
2 Diabetes mellitus: Distúrbio metabólico originado da incapacidade das células de incorporar glicose. De forma secundária, podem estar afetados o metabolismo de gorduras e proteínas.Este distúrbio é produzido por um déficit absoluto ou relativo de insulina. Suas principais características são aumento da glicose sangüínea (glicemia), poliúria, polidipsia (aumento da ingestão de líquidos) e polifagia (aumento da fome).
3 Insulina: Hormônio que ajuda o organismo a usar glicose como energia. As células-beta do pâncreas produzem insulina. Quando o organismo não pode produzir insulna em quantidade suficiente, ela é usada por injeções ou bomba de insulina.
4 Glicose: Uma das formas mais simples de açúcar.
5 Glucagon: Hormônio produzido pelas células-alfa do pâncreas. Ele aumenta a glicose sangüínea. Uma forma injetável de glucagon, disponível por prescrição médica, pode ser usada no tratamento da hipoglicemia severa.
6 Ilhotas Pancreáticas: Estruturas microscópicas irregulares constituídas por cordões de células endócrinas espalhadas pelo PÂNCREAS entre os ácinos exócrinos. Cada ilhota é circundada por fibras de tecido conjuntivo e penetrada por uma rede de capilares. Há quatro tipos principais de células. As células beta, mais abundantes (50-80 por cento) secretam INSULINA. As células alfa (5-20 por cento) secretam GLUCAGON. As células PP (10-35 por cento) secretam o POLIPEPTÍDEO PANCREÁTICO. As células delta (aproximadamente 5 por cento) secretam SOMATOSTATINA.
7 Hipoglicemia: Condição que ocorre quando há uma queda excessiva nos níveis de glicose, freqüentemente abaixo de 70 mg/dL, com aparecimento rápido de sintomas. Os sinais de hipoglicemia são: fome, fadiga, tremores, tontura, taquicardia, sudorese, palidez, pele fria e úmida, visão turva e confusão mental. Se não for tratada, pode levar ao coma. É tratada com o consumo de alimentos ricos em carboidratos como pastilhas ou sucos com glicose. Pode também ser tratada com uma injeção de glucagon caso a pessoa esteja inconsciente ou incapaz de engolir. Também chamada de reação à insulina.
   [Mais...]

O Food and Drug Administration (FDA) está informando que o uso de medicamentos conhecidos como inibidores da bomba de prótons pode estar associado a um risco aumentado para desenvolver diarreia1 por Clostridium difficile. O diagnóstico2 desse tipo de diarreia1 deve ser considerado em pacientes em uso da medicação e que desenvolvem diarreia1 que não melhora.
1 Diarréia: Aumento do volume, freqüência ou quantidade de líquido nas evacuações.Deve ser a manifestação mais freqüente de alteração da absorção ou transporte intestinal de substâncias, alterações estas que em geral são devidas a uma infecção bacteriana ou viral, a toxinas alimentares, etc.
2 Diagnóstico: Determinação de uma doença a partir dos seus sinais e sintomas.
   [Mais...]

» Medicação antitumoral mostra resultados promissores para a doença de Alzheimer em experiência com cobaias, publicado pela Science
» Fibrose cística: FDA aprova Kalydeco (ivacaftor) para tratar a doença
» FDA: novo medicamento aprovado para o câncer de pele, o Vismodegib
» Alguns anti-hipertensivos podem aumentar o risco de gota, em estudo do BMJ
» Dabigatrana associada a maior risco de eventos coronarianos agudos, em estudo publicado pelo Archives of Internal Medicine
» Hipertensão arterial: alisquireno combinado a outros agentes inibidores da renina pode aumentar risco de hipercalemia e requer monitoramento dos níveis de potássio
» Ranitidina associada a risco de infecção e morte em recém-nascidos prematuros, de acordo com artigo do Pediatrics
» Insônia: FDA aprova medicamento para ser usado no despertar noturno com dificuldade para voltar a dormir
» Degeneração macular: FDA aprova Eylea para degeneração macular úmida relacionada à idade
» Doença coronariana: rosuvastatina e atorvastatina retardam progressão da aterosclerose coronariana de maneira semelhante, publicado pelo NEJM


Visualizar: Títulos | Resumos
  • Entrar
  • Receber conteúdos