Gostou do artigo? Compartilhe!

FDA alerta: remédios contra depressão podem ser perigosos para os que sofrem dores de cabeça

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia
As autoridades de saúde1 dos Estados Unidos advertem que alguns medicamentos populares utilizados no tratamento contra a depressão podem ser fatalmente perigosos para pessoas que sofrem de dores de cabeça2.

De acordo com o FDA, a combinação desses remédios com outros contra dores de cabeça2 pode causar um transtorno chamado "Síndrome3 de Serotonina", que pode ser fatal. A "Síndrome3 de Serotonina", causada pela presença excessiva dessa substância, pode causar alucinações4, um aumento do ritmo cardíaco e um aumento dos movimentos reflexos.

O FDA também advertiu que antidepressivos como o Prozac e o Zoloft podem causar um problema pulmonar em recém-nascidos quando consumidos por mulheres grávidas. A advertência sobre os riscos dos medicamentos contra a depressão foi feita após informações de que os mesmos podem aumentar a conduta suicida de crianças e adolescentes.

Os pacientes devem consultar seus médicos sobre a conveniência do consumo contínuo desses remédios contra a depressão, destacou o FDA. No caso das mulheres grávidas, o FDA aconselha que a decisão de continuar ou não com o remédio deva ser tomada somente após uma cuidadosa consideração dos benefícios e riscos potenciais.

Confira as informações oficiais do FDA.
NEWS.MED.BR, 2006. FDA alerta: remédios contra depressão podem ser perigosos para os que sofrem dores de cabeça. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/pharma-news/1420/fda-alerta-remedios-contra-depressao-podem-ser-perigosos-para-os-que-sofrem-dores-de-cabeca.htm>. Acesso em: 17 out. 2019.

Complementos

1 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
2 Cabeça:
3 Síndrome: Conjunto de sinais e sintomas que se encontram associados a uma entidade conhecida ou não.
4 Alucinações: Perturbações mentais que se caracterizam pelo aparecimento de sensações (visuais, auditivas, etc.) atribuídas a causas objetivas que, na realidade, inexistem; sensações sem objeto. Impressões ou noções falsas, sem fundamento na realidade; devaneios, delírios, enganos, ilusões.
Gostou do artigo? Compartilhe!