Zostavax: primeira vacina contra o herpes-zoster, aprovada pelo FDA, vai prevenir 51% dos casos da doença
Para combater a herpes-zoster1, o laboratório Merck Sharp & Dohme desenvolveu a primeira vacina2 contra a doença, a Zostavax. O FDA (órgão dos EUA responsável pela regulação de medicamentos e alimentos) aprovou, no último dia 25, a sua utilização em pessoas acima de 60 anos de idade - faixa etária em que o herpes-zoster1 é muito mais comum. No Brasil, o laboratório já solicitou à Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) a liberação da droga e, segundo o laboratório, a regulamentação deve sair no início de 2007.
O herpes-zoster1, conhecido popularmente como Cobreiro, é uma infecção3 viral provocada pelo mesmo vírus4 da catapora5 (varicela6-zoster1) e causa dor e desconforto intensos. Este vírus4 pode permanecer latente ou inativo na coluna espinhal e ser reativado depois dos 50 anos de idade, geralmente em situações em que há queda expressiva da imunidade7, durante tratamentos de quimioterapia8, doenças debilitantes ou nos períodos de estresse intenso.
Vale ressaltar que a vacina2 não é para tratamento e sim prevenção e espera-se uma eficácia de 100%. A dosagem da Zostavax é mais alta que na vacina2 contra a varicela6. Com a nova vacina2, os riscos de desenvolvimento do herpes-zoster1 diminuem em 51%.
Fonte: Food and Drug Administration