Nature: estudo genético ajuda a compreender melhor a síndrome dos ovários policísticos
No mais amplo estudo de associação genômica (GWAS) na síndrome1 dos ovários2 policísticos (SOP) até a presente data, os dados de mais de 200.000 mulheres revelam os mecanismos subjacentes da síndrome1 dos ovários2 policísticos, bem como potenciais intervenções.
Na nova pesquisa conduzida por cientistas da Universidade de Cambridge e dez outras instituições, incluindo a empresa privada 23andMe, identificou-se variantes genéticas e ligações causais associadas à SOP que podem ser relevantes para informar o estilo de vida e a escolha de tratamentos que sejam mais positivos para mulheres portadoras desta condição.
O co-líder do estudo, Dr. John Perry, do Conselho de Investigação Médica (MRC) da Unidade de Epidemiologia da Universidade de Cambridge, disse que além de encontrar novos marcadores genéticos para a SOP e confirmar alguns vínculos observados em estudos anteriores, a nova análise também ajuda a entender a biologia subjacente da doença com mais detalhes.
O estudo constatou que o risco de SOP foi aumentado na presença de variantes genéticas que são conhecidas por agir aumentando o índice de massa corporal3 (IMC4) e a resistência à insulina5. Os resultados indicam que as terapias que neutralizam estes mecanismos podem ser benéficas para as mulheres com SOP. Então, os cientistas recomendam que novos estudos sejam feitos para testar se redobrar esforços no sentido de reduzir o peso corporal e melhorar a resistência à insulina5 são eficazes no tratamento de mulheres com SOP.
Além disso, o estudo também identificou novas variantes genéticas que implicam três dos quatro receptores do fator de crescimento epidérmico, que são alvos de algumas modernas terapias contra o câncer6 conhecidas. Isso abre novos caminhos de pesquisa para futuros tratamentos na SOP. Outra nova variante identificada no gene FSHB (que codifica a subunidade beta do hormônio7 folículo8 estimulante ou FSH), indica que baixos níveis de FSH podem também contribuir para o desenvolvimento da SOP.