Reduzir a carne vermelha pode ajudar na perda de peso, de acordo com dados publicados pelo American Journal of Clinical Nutrition
Estudo europeu publicado no American Journal of Clinical Nutrition mostra que a redução de carnes vermelhas na dieta, mesmo mantendo a mesma quantidade de calorias1 ingeridas, ajuda na perda de peso a longo prazo.
Uma pesquisa coordenada por médicos do Imperial College London, que contou com a participação de 400 mil adultos com idades entre 25 e 70 anos provenientes de mais de dez países diferentes, mostrou que as dietas ricas em proteínas2 provenientes de carnes vermelhas ou carnes processadas podem não ser a melhor opção para a perda e a manutenção do peso corporal.
Ao longo de cinco anos os participantes anotaram sua dieta em um diário alimentar. Os resultados mostram que aqueles com uma dieta mais rica em carne engordaram mais do que aqueles que optaram pela ingestão de proteínas2 animais apenas algumas vezes na semana ou seguiam uma dieta vegetariana. O ganho de peso médio foi de cerca de 2 quilos em 5 anos para um acréscimo de 250 gramas na ingestão diária de carne.
Os médicos sugerem que as pessoas substituam as carnes vermelhas pelas proteínas2 presentes no ovo3, queijos, lentilha ou peixes, ou reduzam a quantidade de carne vermelha ingerida.
A relação entre o consumo de carne e o ganho de peso ainda não é explicado, principalmente quando a mesma quantidade de calorias1 é mantida.
Fonte: The American Journal of Clinical Nutrition, volume 92, n° 2 de agosto de 2010