Gostou do artigo? Compartilhe!

Relação entre a idade da menopausa natural e o risco de insuficiência cardíaca, publicado pelo Menopause

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

Com o objetivo de investigar se a idade mais jovem na menopausa1 natural confere um risco maior para desenvolver insuficiência cardíaca2, foi realizado um estudo de base populacional publicado pelo periódico Menopause - The Journal of The North American Menopause Society. Examinou-se, também, um possível efeito modificador do tabagismo. A pesquisa foi coordenada por Iffat Rahman do Institute of Environmental Medicine, Karolinska Institutet, em Estocolmo, na Suécia.

Este estudo utilizou a base populacional sueca conhecida como Swedish Mammography Cohort, da qual participaram 22.256 mulheres pós-menopáusicas com informações sobre idade da menopausa1 natural, que foram acompanhadas de 1997 a 2011. Primeiro caso de insuficiência cardíaca2 foi verificado por meio do registro Swedish National Patient Register and the Cause of Death Register.

Após análises estatísticas, os resultados mostraram que durante um seguimento médio de 13 anos, verificou-se 2.532 primeiros eventos de hospitalizações por insuficiência cardíaca2 e mortes. A média de idade na menopausa1 foi de 51 anos. Menopausa1 precoce natural (40-45 anos), em comparação com a menopausa1 em idades entre 50 a 54 anos, foi significativamente associada à insuficiência cardíaca2. Na análise estratificada por tabagismo, foram observadas razões de riscos semelhantes para essa faixa etária entre as não fumantes e nunca fumantes. Entre as que sempre fumaram, o aumento da incidência3 de insuficiência cardíaca2 pode ser detectado mesmo entre aquelas que entraram na menopausa1 com idades ente 46 a 49 anos. Encontramos uma interação significativa entre a idade da menopausa1 natural e o tabagismo (P=0,019).

Concluiu-se que as mulheres que experimentam a menopausa1 precoce natural estão em risco aumentado para o desenvolvimento de insuficiência cardíaca2 e que o tabagismo pode modificar a associação, aumentando o risco até mesmo entre as mulheres que entram na menopausa1 em torno de 46-49 anos.

Fonte: Menopause - The Journal of The North American Menopause Society, de 12 de maio de 2014 

NEWS.MED.BR, 2014. Relação entre a idade da menopausa natural e o risco de insuficiência cardíaca, publicado pelo Menopause. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/medical-journal/542392/relacao-entre-a-idade-da-menopausa-natural-e-o-risco-de-insuficiencia-cardiaca-publicado-pelo-menopause.htm>. Acesso em: 21 set. 2021.

Complementos

1 Menopausa: Estado fisiológico caracterizado pela interrupção dos ciclos menstruais normais, acompanhada de alterações hormonais em mulheres após os 45 anos.
2 Insuficiência Cardíaca: É uma condição na qual a quantidade de sangue bombeada pelo coração a cada minuto (débito cardíaco) é insuficiente para suprir as demandas normais de oxigênio e de nutrientes do organismo. Refere-se à diminuição da capacidade do coração suportar a carga de trabalho.
3 Incidência: Medida da freqüência em que uma doença ocorre. Número de casos novos de uma doença em um certo grupo de pessoas por um certo período de tempo.
Gostou do artigo? Compartilhe!