Dexametasona pode reduzir tempo de hospitalização em casos de pneumonias comunitárias, diz estudo publicado pelo The Lancet
Estudo publicado pelo The Lancet revela que, em pacientes não-imunocomprometidos diagnosticados com pneumonia1 comunitária, a dexametasona pode reduzir o tempo de hospitalização quando adicionada ao tratamento com antibióticos.
Participaram do estudo (duplo-cego, randomizado2, controlado por placebo3) 304 adultos com 18 ou mais anos, os quais foram diagnosticados com pneumonia1 comunitária confirmada e atendidos na emergência4 médica de dois hospitais holandeses. O estudo mostrou que o uso de dexametasona intravenosa (5mg uma vez ao dia), adicionada ao esquema antibiótico, pode reduzir o tempo de hospitalização por diminuir a inflamação5 sistêmica.
Embora os efeitos colaterais6 tenham sido semelhantes nos dois grupos (dexametasona versus placebo3), das 151 pessoas do grupo que recebeu dexametasona, 67 (44%) apresentaram hiperglicemia7, enquanto 35 (23%) dos 153 pacientes do grupo que recebeu placebo3 apresentaram este efeito adverso.
Fonte: The Lancet , publicação online de 1° de junho de 2011