HB-19: molécula sintética que ajuda a inibir o crescimento tumoral é estudada por cientistas franceses
Estudo publicado na revista PloS ONE deste mês relata que cientistas do Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS) estudaram a HB-19, uma molécula sintética que bloqueia a síntese de uma proteína indispensável à multiplicação de células1 malignas e à formação de novos vasos sangüíneos2, inibindo o crescimento tumoral.
Evidências sugerem que a nucleolina é uma proteína altamente liberada na superfície das células1 e das células1 endoteliais, que são especializadas em gerar novos vasos sangüíneos2. Ao atuar de modo simultâneo em células1 do tumor3 e nas células1 endoteliais, o tratamento com a HB-19 inibe o crescimento do tumor3 e a neoangiogênse (formação de novos vasos sangüíneos2).
Este potente efeito anti-tumoral é atribuído à ação inibitória direta do HB-19 nas células1 endoteliais e tumorais, antagonizando a nucleolina da superfície celular, mas sem nenhum efeito aparente na nucleolina nucleolar. Portanto, sem toxicidade4.
Esta descoberta pode validar a hipótese de que a nucleolina é um alvo efetivo para a descoberta de medicamentos para o tratamento do câncer5. Conseqüentemente, o pseudopeptídeo HB-19 é o único candidato a ser considerado na inovação de terapias contra o câncer5.