Atalho: 5VICR2Y

Estudo publicado na revista PloS ONE deste mês relata que cientistas do Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS) estudaram a HB-19, uma molécula sintética que bloqueia a síntese de uma proteína indispensável à multiplicação de células1 malignas e à formação de novos vasos sangüíneos2, inibindo o crescimento tumoral.

Evidências sugerem que a nucleolina é uma proteína altamente liberada na superfície das células1 e das células1 endoteliais, que são especializadas em gerar novos vasos sangüíneos2. Ao atuar de modo simultâneo em células1 do tumor3 e nas células1 endoteliais, o tratamento com a HB-19 inibe o crescimento do tumor3 e a neoangiogênse (formação de novos vasos sangüíneos2).

Este potente efeito anti-tumoral é atribuído à ação inibitória direta do HB-19 nas células1 endoteliais e tumorais, antagonizando a nucleolina da superfície celular, mas sem nenhum efeito aparente na nucleolina nucleolar. Portanto, sem toxicidade4.

Esta descoberta pode validar a hipótese de que a nucleolina é um alvo efetivo para a descoberta de medicamentos para o tratamento do câncer5. Conseqüentemente, o pseudopeptídeo HB-19 é o único candidato a ser considerado na inovação de terapias contra o câncer5.

Fonte: PloS ONE - 18 de junho de 2008

NEWS.MED.BR, 2008. HB-19: molécula sintética que ajuda a inibir o crescimento tumoral é estudada por cientistas franceses. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/medical-journal/19480/hb-19-molecula-sintetica-que-ajuda-a-inibir-o-crescimento-tumoral-e-estudada-por-cientistas-franceses.htm>. Acesso em: 18 abr. 2024.

1 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
2 Vasos sangüíneos: Órgãos em forma de tubos que se ramificam por todo o organismo. Existem três tipos principais de vasos sangüíneos que são as artérias, veias e capilares.
3 Tumor: Termo que literalmente significa massa ou formação de tecido. É utilizado em geral para referir-se a uma formação neoplásica.
4 Toxicidade: Capacidade de uma substância produzir efeitos prejudiciais ao organismo vivo.
5 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).