Estudo associa obesidade e hipertensão a riscos de demência
Estudo publicado na edição de agosto do periódico Lancet Neurology mostrou que a hipertensão1, a obesidade2 e os altos índices de colesterol3 aumentam a probabilidade de desenvolver demência4.
Participaram do estudo 1.409 voluntários de idade média, os quais foram examinados depois de vinte anos para detecção dos sintomas5 de demência4 como Alzheimer6, ou demência4 do tipo vascular7.
A equipe de pesquisadores, coordenada por Mia Kivipelto, do Centro de Pesquisas sobre a velhice do Instituto Karolinska (Suécia), desenvolveu um método capaz de rever - com base nesses fatores – os riscos de um indivíduo de idade média contrair a doença. Os cientistas analisaram os valores para pressão sangüínea8, IMC9 (Índice de Massa Corporal10) e colesterol3 além da idade, atividade física, nível cultural e fatores genéticos.
Concluíram que além dos fatores de risco já conhecidos, como idade e nível baixo de escolaridade, outros fatores como obesidade2, hipertensão1 e colesterol3 alto podem exercer importante influência no aparecimento da demência4.
O novo teste fornece uma pontuação específica a cada um dos diferentes fatores através da soma dos pontos obtidos. Kivipelto acredita que “os médicos podem vir a utilizar este sistema para identificar pessoas com maiores probabilidades de desenvolver a demência4".
Fonte: The Lancet Neurology - Volume 5 - Agosto 2006