Gostou do artigo? Compartilhe!

Complexos formados a partir de "nanocorpos" e um medicamento antiviral interrompem a infecção por influenza

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

Uma dupla dinâmica formada por um antiviral unido a um fragmento1 de anticorpo2 oferece forte proteção contra os dois principais tipos de influenza3 que infectam humanos, segundo pesquisa em camundongos publicada na revista Science Immunology.

Os resultados mostram que camundongos repelem o vírus4 influenza3 A e seu parente próximo, influenza3 B, quando recebem um par de anticorpo2 mais medicamento.

No artigo, os pesquisadores descrevem como o nanocorpo de cadeia leve anti-imunoglobulina5 armado protege camundongos contra infecções6 por influenza3 A e B.

Eles contextualizam que os anticorpos7 não apenas neutralizam diretamente seus alvos, mas também possuem funções efetoras mediadas por Fc, incluindo a capacidade de desencadear citotoxicidade celular mediada por complemento e dependente de anticorpo2.

Para direcionar essas respostas contra células8 infectadas pelo vírus4 influenza3, os pesquisadores projetaram um conjugado composto por um nanocorpo anti cadeia leve kappa (VHHkappa) das imunoglobulinas9 de camundongos ligado ao inibidor de neuraminidase zanamivir.

Este aduto foi projetado para alcançar extensão de meia-vida do zanamivir através da formação de complexos com as imunoglobulinas9 muito maiores na circulação10. A porção zanamivir direciona o aduto para células8 infectadas por vírus4, enquanto o componente anti-kappa fornece simultaneamente imunoglobulinas9 policlonais de especificidade indeterminada e todos os isotipos.

A ativação da citotoxicidade dependente de anticorpo2 mediada por células8 e da citotoxicidade dependente de complemento promoveu a eliminação de células8 neuraminidase-positivas de influenza3.

Assim, o VHHkappa-zanamivir foi capaz de ligar imunoglobulinas9 policlonais e iniciar funções efetoras mediadas por Fc contra células8 infectadas por vírus4. Camundongos que receberam uma dose única de VHHkappa-zanamivir foram protegidos contra infecções6 letais com cepas11 de influenza3 A e B, e o tratamento pode ser adiado até 2 dias após a infecção12.

O zanamivir poderia ser trocado por um nanocorpo específico do vírus4 influenza3, um conjugado que forneceu proteção semelhante, demonstrando assim a versatilidade dessa abordagem e o potencial de aplicação a outros patógenos.

Na ausência de imunoglobulinas9 circulantes, não foi observada proteção in vivo do aduto.

O tipo de conjugado aqui descrito pode assim encontrar aplicação tanto para profilaxia anti-influenza3 como para terapia.

Leia sobre "Gripe13: o que é", "Gripe13 H1N1", "Antígenos14 e anticorpos7" e "Sistema imunológico15".

 

Fontes:
Science Immunology, Vol. 8, Nº 84, em 23 de junho de 2023.
Nature, notícia publicada em 30 de junho de 2023.

 

NEWS.MED.BR, 2023. Complexos formados a partir de "nanocorpos" e um medicamento antiviral interrompem a infecção por influenza. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/medical-journal/1441745/complexos-formados-a-partir-de-quot-nanocorpos-quot-e-um-medicamento-antiviral-interrompem-a-infeccao-por-influenza.htm>. Acesso em: 1 nov. 2024.

Complementos

1 Fragmento: 1. Pedaço de coisa que se quebrou, cortou, rasgou etc. É parte de um todo; fração. 2. No sentido figurado, é o resto de uma obra literária ou artística cuja maior parte se perdeu ou foi destruída. Ou um trecho extraído de uma obra.
2 Anticorpo: Proteína circulante liberada pelos linfócitos em reação à presença no organismo de uma substância estranha (antígeno).
3 Influenza: Doença infecciosa, aguda, de origem viral que acomete o trato respiratório, ocorrendo em epidemias ou pandemias e frequentemente se complicando pela associação com outras infecções bacterianas.
4 Vírus: Pequeno microorganismo capaz de infectar uma célula de um organismo superior e replicar-se utilizando os elementos celulares do hospedeiro. São capazes de causar múltiplas doenças, desde um resfriado comum até a AIDS.
5 Imunoglobulina: Proteína do soro sanguíneo, sintetizada pelos plasmócitos provenientes dos linfócitos B como reação à entrada de uma substância estranha (antígeno) no organismo; anticorpo.
6 Infecções: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
7 Anticorpos: Proteínas produzidas pelo organismo para se proteger de substâncias estranhas como bactérias ou vírus. As pessoas que têm diabetes tipo 1 produzem anticorpos que destroem as células beta produtoras de insulina do próprio organismo.
8 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
9 Imunoglobulinas: Proteína do soro sanguíneo, sintetizada pelos plasmócitos provenientes dos linfócitos B como reação à entrada de uma substância estranha (antígeno) no organismo; anticorpo.
10 Circulação: 1. Ato ou efeito de circular. 2. Facilidade de se mover usando as vias de comunicação; giro, curso, trânsito. 3. Movimento do sangue, fluxo de sangue através dos vasos sanguíneos do corpo e do coração.
11 Cepas: Cepa ou estirpe é um termo da biologia e da genética que se refere a um grupo de descendentes com um ancestral comum que compartilham semelhanças morfológicas e/ou fisiológicas.
12 Infecção: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
13 Gripe: Doença viral adquirida através do contágio interpessoal que se caracteriza por faringite, febre, dores musculares generalizadas, náuseas, etc. Sua duração é de aproximadamente cinco a sete dias e tem uma maior incidência nos meses frios. Em geral desaparece naturalmente sem tratamento, apenas com medidas de controle geral (repouso relativo, ingestão de líquidos, etc.). Os antibióticos não funcionam na gripe e não devem ser utilizados de rotina.
14 Antígenos: 1. Partículas ou moléculas capazes de deflagrar a produção de anticorpo específico. 2. Substâncias que, introduzidas no organismo, provocam a formação de anticorpo.
15 Sistema imunológico: Sistema de defesa do organismo contra infecções e outros ataques de micro-organismos que enfraquecem o nosso corpo.
Gostou do artigo? Compartilhe!