Um anticorpo pan-influenza inibe a neuraminidase via mimetismo do receptor
Os vírus1 influenza2 A (VIAs) e vírus1 influenza2 B (VIBs) de rápida evolução são as principais causas de infecções3 recorrentes do trato respiratório inferior. As vacinas atuais contra influenza2 induzem anticorpos4 predominantemente para a região altamente variável da cabeça5 da hemaglutinina e sua eficácia é limitada pela deriva viral e respostas imunológicas subótimas.
Neste estudo, publicado na revista Nature, pesquisadores descrevem um anticorpo6 monoclonal direcionado à neuraminidase, FNI9, que inibe potentemente a atividade enzimática de todos os VIAs do grupo 1 e do grupo 2, bem como VIBs semelhantes a Victoria/2/87, semelhantes a Yamagata/16/88 e VIBs ancestrais.
O FNI9 neutraliza amplamente os VIAs e VIBs sazonais, incluindo as cepas7 de H3N2 imunoevasivas com um N-glicano na posição 245, e mostra atividade sinérgica quando combinado com anticorpos4 anti-hemaglutinina direcionados ao tronco.
A análise estrutural revela que o aminoácido D107 na região 3 determinante de complementaridade da cadeia pesada do FNI9 imita a interação do grupo carboxila do ácido siálico com os três resíduos de arginina altamente conservados (R118, R292 e R371) do sítio catalítico da neuraminidase.
O FNI9 demonstra potente atividade profilática contra infecções3 letais por VIA e VIB em camundongos.
A amplitude e a potência sem precedentes do anticorpo6 monoclonal FNI9 apoiam seu desenvolvimento para a prevenção da doença influenza2 por vírus1 sazonais e pandêmicos.
Saiba mais sobre "Gripe8: o que é", "Vacina9 da gripe8" e "Antígenos10 e anticorpos4 - o que são".
Fonte: Nature, publicação em 31 de maio de 2023.