Em um estudo inédito, publicado no The New England Journal of Medicine, cientistas usaram um método de alteração de DNA chamado edição de base para tratar doenças – neste caso, modificando células1 imunológicas para tratar com sucesso dois adolescentes com uma forma agressiva de leucemia2 infantil.

A técnica foi usada pela primeira vez para tratar doenças humanas. Com ela, as células1 T podem ser projetadas para combater as células1 T anormais que são uma característica dessa forma agressiva de leucemia2.

Leia sobre "Câncer3 infantil", "Leucemias" e "Genética - conceitos básicos".

No artigo, os pesquisadores descrevem a criação de células1 T CAR7 por edição de base para tratar a leucemia2 linfoblástica aguda de células1 T refratária.

Eles relatam que a desaminação da citidina que é guiada por repetições palindrômicas curtas agrupadas e regularmente interespaçadas (CRISPR, do inglês Clustered Regularly Interspaced Short Palindromic Repeats) pode mediar uma conversão altamente precisa de um nucleotídeo em outro – especificamente, citosina em timina – sem gerar quebras no DNA.

Assim, os genes podem ser editados por base e tornados inativos sem induzir translocações4 e outras aberrações cromossômicas. O uso dessa técnica em pacientes com leucemia2 de células1 T refratária na infância está sendo investigado.

Usou-se a edição de base para gerar células1 T do receptor de antígeno5 quimérico (CAR) universais e prontas para uso. Células1 T de doadores voluntários saudáveis foram transduzidas com o uso de um lentivírus para expressar um CAR com especificidade para CD7 (CAR7), uma proteína que é expressa na leucemia2 linfoblástica aguda (LLA) de células1 T.

Em seguida, usou-se a edição de base para inativar três genes que codificam os receptores CD52 e CD7 e a cadeia β do receptor de células1 T αβ para evitar a soroterapia linfodepletiva, o fratricídio de células1 T CAR7 e a doença do enxerto6 contra o hospedeiro, respectivamente. Investigou-se a segurança dessas células1 editadas em três crianças com leucemia2 recidivante7.

A primeira paciente, uma menina de 13 anos que teve LLA de células1 T recidivante7 após transplante alogênico de células-tronco8, teve remissão molecular em 28 dias após a infusão de uma dose única de CAR7 editado por base (BE-CAR7). Ela então recebeu um transplante alogênico de células-tronco8 de intensidade reduzida (não mieloablativo) de seu doador original, com reconstituição imunológica bem-sucedida e remissão leucêmica contínua.

As células1 BE-CAR7 do mesmo banco mostraram atividade potente em dois outros pacientes e, embora complicações fúngicas9 fatais tenham se desenvolvido em um paciente, o outro paciente foi submetido a transplante alogênico de células-tronco8 enquanto estava em remissão.

Eventos adversos graves incluíram síndrome10 de liberação de citocinas11, citopenia multilinhagem e infecções12 oportunistas.

Os resultados provisórios deste estudo de fase 1 apoiam uma investigação mais aprofundada de células1 T editadas por base para pacientes13 com leucemia2 recidivante7 e indicam os riscos antecipados de complicações relacionadas à imunoterapia.

Veja também sobre "Leucemia2 linfocítica aguda" e "Leucemia2 linfocítica crônica".

The New England Journal of Medicine, publicação em 14 de junho de 2023.
Nature, notícia publicada em 21 de junho de 2023.

NEWS.MED.BR, 2023. Um método baseado em CRISPR produz células T que impedem a evolução do câncer em adolescentes. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/medical-journal/1441240/um-metodo-baseado-em-crispr-produz-celulas-t-que-impedem-a-evolucao-do-cancer-em-adolescentes.htm>. Acesso em: 27 abr. 2024.

1 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
2 Leucemia: Doença maligna caracterizada pela proliferação anormal de elementos celulares que originam os glóbulos brancos (leucócitos). Como resultado, produz-se a substituição do tecido normal por células cancerosas, com conseqüente diminuição da capacidade imunológica, anemia, distúrbios da função plaquetária, etc.
3 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
4 Translocações: É uma alteração cromossômica na qual um segmento de cromossomo se destaca e se fixa em outra posição no mesmo cromossomo ou sobre outro cromossomo.
5 Antígeno: 1. Partícula ou molécula capaz de deflagrar a produção de anticorpo específico. 2. Substância que, introduzida no organismo, provoca a formação de anticorpo.
6 Enxerto: 1. Na agricultura, é uma operação que se caracteriza pela inserção de uma gema, broto ou ramo de um vegetal em outro vegetal, para que se desenvolva como na planta que o originou. Também é uma técnica agrícola de multiplicação assexuada de plantas florais e frutíferas, que permite associar duas plantas diferentes, mas gerações próximas, muito usada na produção de híbridos, na qual uma das plantas assegura a nutrição necessária à gema, ao broto ou ao ramo da outra, cujas características procura-se desenvolver; enxertia. 2. Na medicina, é a transferência especialmente de células ou de tecido (por exemplo, da pele) de um local para outro do corpo de um mesmo indivíduo ou de um indivíduo para outro.
7 Recidivante: Característica da doença que recidiva, que acontece de forma recorrente ou repetitiva.
8 Células-tronco: São células primárias encontradas em todos os organismos multicelulares que retêm a habilidade de se renovar por meio da divisão celular mitótica e podem se diferenciar em uma vasta gama de tipos de células especializadas.
9 Fúngicas: Relativas à ou produzidas por fungo.
10 Síndrome: Conjunto de sinais e sintomas que se encontram associados a uma entidade conhecida ou não.
11 Citocinas: Citoquina ou citocina é a designação genérica de certas substâncias segregadas por células do sistema imunitário que controlam as reações imunes do organismo.
12 Infecções: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
13 Para pacientes: Você pode utilizar este texto livremente com seus pacientes, inclusive alterando-o, de acordo com a sua prática e experiência. Conheça todos os materiais Para Pacientes disponíveis para auxiliar, educar e esclarecer seus pacientes, colaborando para a melhoria da relação médico-paciente, reunidos no canal Para Pacientes . As informações contidas neste texto são baseadas em uma compilação feita pela equipe médica da Centralx. Você deve checar e confirmar as informações e divulgá-las para seus pacientes de acordo com seus conhecimentos médicos.