Gostou do artigo? Compartilhe!

Matrizes de tumores in situ revelam controle ambiental precoce da imunidade ao câncer

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

O fenótipo1 imunológico de um tumor2 é um preditor chave de sua resposta à imunoterapia. Os pacientes que respondem ao bloqueio do checkpoint geralmente apresentam tumores imunoinflamados altamente infiltrados por células3 T.

No entanto, nem todos os tumores inflamados respondem à terapia, e taxas de resposta ainda mais baixas ocorrem entre os tumores que não possuem células3 T (imune desertos) ou que excluem espacialmente células3 T para a periferia da lesão4 tumoral (imune excluídos).

Apesar da importância desses fenótipos imunes tumorais em pacientes, pouco se sabe sobre seu desenvolvimento, heterogeneidade ou dinâmica devido à dificuldade técnica de rastrear essas características in situ5.

Neste estudo, publicado na revista Nature, apresentou-se a matriz de tumor2 de pele6 por microporação (STAMP, do inglês skin tumour array by microporation) – uma abordagem pré-clínica que combina imagens de lapso de tempo (time lapse) de alto rendimento com sequenciamento de última geração de matrizes tumorais.

Usando STAMP, acompanhou-se o desenvolvimento de milhares de tumores organizados in vivo para mostrar que os fenótipos imunes tumorais e os resultados variam entre tumores adjacentes e são controlados por fatores locais dentro do microambiente tumoral.

Particularmente, o recrutamento de células3 T por fibroblastos7 e monócitos8 no núcleo do tumor2 foi favorável à atividade citotóxica de células3 T e rejeição do tumor2.

Os fenótipos imunes tumorais foram dinâmicos ao longo do tempo e uma conversão precoce para um fenótipo1 imunoinflamado foi preditiva de rejeição tumoral espontânea ou induzida por terapia.

Assim, a abordagem STAMP captura as relações dinâmicas dos componentes espaciais, celulares e moleculares da rejeição tumoral e tem o potencial de traduzir conceitos terapêuticos em estratégias clínicas bem-sucedidas.

Leia sobre "Imunoterapia", "Sistema imunológico9" e "Câncer10 de pele6".

 

Fonte: Nature, publicação em 31 de maio de 2023.

 

NEWS.MED.BR, 2023. Matrizes de tumores in situ revelam controle ambiental precoce da imunidade ao câncer. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/medical-journal/1440220/matrizes-de-tumores-in-situ-revelam-controle-ambiental-precoce-da-imunidade-ao-cancer.htm>. Acesso em: 27 abr. 2024.

Complementos

1 Fenótipo: Características apresentadas por um indivíduo sejam elas morfológicas, fisiológicas ou comportamentais. Também fazem parte do fenótipo as características microscópicas e de natureza bioquímica, que necessitam de testes especiais para a sua identificação, como, por exemplo, o tipo sanguíneo do indivíduo.
2 Tumor: Termo que literalmente significa massa ou formação de tecido. É utilizado em geral para referir-se a uma formação neoplásica.
3 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
4 Lesão: 1. Ato ou efeito de lesar (-se). 2. Em medicina, ferimento ou traumatismo. 3. Em patologia, qualquer alteração patológica ou traumática de um tecido, especialmente quando acarreta perda de função de uma parte do corpo. Ou também, um dos pontos de manifestação de uma doença sistêmica. 4. Em termos jurídicos, prejuízo sofrido por uma das partes contratantes que dá mais do que recebe, em virtude de erros de apreciação ou devido a elementos circunstanciais. Ou também, em direito penal, ofensa, dano à integridade física de alguém.
5 In situ: Mesmo que in loco , ou seja, que está em seu lugar natural ou normal (diz-se de estrutura ou órgão). Em oncologia, é o que permanece confinado ao local de origem, sem invadir os tecidos vizinhos (diz-se de tumor).
6 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
7 Fibroblastos: Células do tecido conjuntivo que secretam uma matriz extracelular rica em colágeno e outras macromoléculas.
8 Monócitos: É um tipo de leucócito mononuclear fagocitário, que se forma na medula óssea e é posteriormente transportado para os tecidos, onde se desenvolve em macrófagos.
9 Sistema imunológico: Sistema de defesa do organismo contra infecções e outros ataques de micro-organismos que enfraquecem o nosso corpo.
10 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
Gostou do artigo? Compartilhe!