Gostou do artigo? Compartilhe!

Estudo desvenda o papel das células B na imunidade antitumoral

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

A função das células1 imunes chamadas células1 B no câncer2 tem sido controversa. O sequenciamento de célula3 única identificou um subconjunto não descrito anteriormente de células1 B que expressam uma proteína chamada TIM-1 e que se multiplicam em resposta ao crescimento do tumor4 de melanoma5. A deleção do gene que codifica TIM-1 nessas células1 desencadeou uma resposta imune antitumoral.

O estudo descrevendo essas moléculas de checkpoint específicas de células1 B que regulam a imunidade6 antitumoral foi publicado na revista Nature.

Os pesquisadores relatam que o papel das células1 B na imunidade6 antitumoral ainda é debatido e, consequentemente, as imunoterapias têm como alvo as células1 T e células1 natural killer para inibir o crescimento do tumor4.

Neste estudo, usando citometria de fluxo de alto rendimento, bem como sequenciamento de RNA de célula3 única e em massa e análise do sequenciamento do receptor de células1 B temporalmente durante o crescimento do melanoma5 B16F10, identificou-se um subconjunto de células1 B que se expande especificamente no linfonodo7 drenante ao longo do tempo em camundongos portadores de tumor4.

O subconjunto de células1 B em expansão expressa a molécula de superfície celular imunoglobulina8 de células1 T e proteína 1 de domínio de mucina (TIM-1, codificada pelo gene Havcr1) e uma assinatura transcricional única, incluindo múltiplas moléculas co-inibitórias, como PD-1, TIM-3, TIGIT e LAG-3.

Leia sobre "Câncer2 - informações importantes", "Conhecendo o melanoma5" e "Imunoterapia".

Embora a deleção condicional dessas moléculas co-inibitórias nas células1 B tenha pouco ou nenhum efeito na carga tumoral, a deleção seletiva de Havcr1 nas células1 B inibiu substancialmente o crescimento do tumor4 e aumentou as respostas das células1 T efetoras.

A perda de TIM-1 aumentou a resposta do interferon tipo 1 nas células1 B, o que aumentou a ativação das células1 B e aumentou a apresentação do antígeno9 e a co-estimulação, resultando em aumento da expansão das células1 T efetoras específicas do tumor4.

Esses resultados demonstram que a manipulação de células1 B que expressam TIM-1 permite o engajamento do segundo braço da imunidade6 adaptativa para promover a imunidade6 antitumoral e inibir o crescimento do tumor4.

 

Fonte: Nature, publicação em 21 de junho de 2023.

 

NEWS.MED.BR, 2023. Estudo desvenda o papel das células B na imunidade antitumoral. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/medical-journal/1440205/estudo-desvenda-o-papel-das-celulas-b-na-imunidade-antitumoral.htm>. Acesso em: 27 abr. 2024.

Complementos

1 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
2 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
3 Célula: Unidade funcional básica de todo tecido, capaz de se duplicar (porém algumas células muito especializadas, como os neurônios, não conseguem se duplicar), trocar substâncias com o meio externo à célula, etc. Possui subestruturas (organelas) distintas como núcleo, parede celular, membrana celular, mitocôndrias, etc. que são as responsáveis pela sobrevivência da mesma.
4 Tumor: Termo que literalmente significa massa ou formação de tecido. É utilizado em geral para referir-se a uma formação neoplásica.
5 Melanoma: Neoplasia maligna que deriva dos melanócitos (as células responsáveis pela produção do principal pigmento cutâneo). Mais freqüente em pessoas de pele clara e exposta ao sol.Podem derivar de manchas prévias que mudam de cor ou sangram por traumatismos mínimos, ou instalar-se em pele previamente sã.
6 Imunidade: Capacidade que um indivíduo tem de defender-se perante uma agressão bacteriana, viral ou perante qualquer tecido anormal (tumores, enxertos, etc.).
7 Linfonodo: Gânglio ou nodo linfático.
8 Imunoglobulina: Proteína do soro sanguíneo, sintetizada pelos plasmócitos provenientes dos linfócitos B como reação à entrada de uma substância estranha (antígeno) no organismo; anticorpo.
9 Antígeno: 1. Partícula ou molécula capaz de deflagrar a produção de anticorpo específico. 2. Substância que, introduzida no organismo, provoca a formação de anticorpo.
Gostou do artigo? Compartilhe!