Vírus que carrega grandes quantidades de DNA pode avançar as terapias genéticas

Um vírus1 modificado que mata bactérias, conhecido como fago, pode fornecer muito mais DNA às células2 humanas do que é possível com as técnicas existentes. Essa capacidade pode levar a grandes avanços nas terapias celulares e genéticas, permitindo que alterações mais sofisticadas sejam feitas nas células2 em uma única etapa. As descobertas foram publicadas na revista Nature Communications.

O vírus1 modificado pode transportar cadeias de DNA de até 171.000 pares de bases – cerca de 20 vezes mais do que os maiores vírus1 existentes usados para terapias genéticas. Além desse DNA, ele pode carregar mais de 1.000 outras moléculas, como RNAs e proteínas3, diz Venigalla Rao, da Universidade Católica da América, em Washington DC, EUA.

“Podemos combinar tudo isso em uma partícula e ser capazes de apontar não apenas para a terapia, mas potencialmente para a cura”, diz Rao.

Um número crescente de tratamentos envolve a modificação de células2 dentro ou fora do corpo, mas entregar os componentes necessários às células2 continua sendo um grande desafio.

Por exemplo, algumas pessoas têm uma condição que causa fraqueza muscular progressiva, chamada distrofia4 muscular de Duchenne, devido a mutações em um gene para uma proteína chamada distrofina. Os esforços para desenvolver terapias genéticas para a doença foram frustrados pelo fato de que um DNA de cerca de 11.000 pares de bases é necessário para produzir a proteína distrofina em tamanho real – mais do que cabe nos vírus1 existentes.

Em um experimento, a equipe de Rao entregou um gene da distrofina para células2 humanas crescendo em cultura e mostrou que as células2 produziam a proteína em tamanho real.

Em outro experimento, a equipe entregou múltiplas moléculas para células2 humanas ao mesmo tempo, permitindo que elas editassem vários genes, desligassem outros genes e fizessem cada célula5 produzir várias proteínas3, tudo ao mesmo tempo.

Leia sobre "Genética - conceitos básicos" e "Mutações genéticas".

O vírus1 de entrega modificado é baseado em um bacteriófago T4 que geralmente infecta apenas tipos específicos de bactérias. Graças aos estudos da equipe de Rao e de outros grupos de pesquisa, o vírus1 T4 é tão bem compreendido que pode ser substancialmente alterado e personalizado.

Em particular, a equipe de Rao adicionou um revestimento que faz com que o vírus1 seja engolfado por células2 humanas e, dessa forma, coloque sua carga dentro delas.

Esses vírus1 modificados também serão muito mais fáceis e baratos de fabricar do que os vírus1 atualmente usados para terapia genética, diz Rao, pois não precisam ser cultivados em células2 humanas.

Porém, Rao e seus colegas ainda não demonstraram que os vírus1 podem ser usados para entregar genes às células2 em corpos, diz Jeffrey Chamberlain, da Universidade de Washington em Seattle, EUA, cuja equipe está tentando desenvolver terapias genéticas para a distrofia4 muscular de Duchenne dividindo o gene entre vários vírus1.

“No entanto, os primeiros dados são encorajadores e será interessante acompanhar os desenvolvimentos futuros”, diz Chamberlain. Há uma grande necessidade de sistemas adicionais que distribuam terapias genéticas em várias células2 e órgãos do corpo, diz ele.

Pode ser necessário muito trabalho extra para fazer o vírus1 funcionar bem no corpo das pessoas, diz Rao, mas ele acha que é viável. Mais imediatamente, o vírus1 modificado poderia ser usado para alterar células2 fora do corpo para tratar pessoas.

Por exemplo, alguns tipos de câncer6 agora são tratados pela modificação de células2 imunológicas para atingir tumores. Isso geralmente envolve várias etapas: primeiro usar um vírus1 para fornecer um gene de direcionamento e, em seguida, fazer alterações adicionais, fornecendo componentes de edição de genes separadamente. O resultado é uma mistura de células2 que nem todas apresentam as alterações desejadas, o que as torna menos eficazes quando injetadas em uma pessoa com câncer6.

Ser capaz de fornecer o gene de direcionamento e os componentes de edição de genes em um único vírus1 melhoraria muito o processo.

No artigo publicado, os pesquisadores descrevem o desenvolvimento de vetores virais artificiais baseados em bacteriófago T4 para remodelação do genoma humano.

Eles argumentam que desenvolvimento de vetores virais artificiais (VVAs) programados com biomoléculas que podem entrar em células2 humanas e realizar reparos moleculares terá amplas aplicações.

No estudo, é descrita uma abordagem de linha de montagem para construir VVAs pela engenharia dos componentes estruturais bem caracterizados do bacteriófago T4.

Começando com um invólucro de capsídeo de 120 × 86 nm que pode acomodar DNA de 171 Kbp e milhares de cópias de proteínas3, várias combinações de biomoléculas, incluindo DNAs, proteínas3, RNAs e ribonucleoproteínas, são incorporadas externamente e internamente. As nanopartículas são então revestidas com lipídios catiônicos para permitir a entrada eficiente nas células2 humanas.

Como prova de conceito7, montou-se uma série de VVAs projetados para fornecer o gene da distrofina completo ou realizar várias operações moleculares para remodelar o genoma humano, incluindo edição do genoma, recombinação de genes, substituição de genes, expressão de genes e silenciamento de genes.

Esses VVAs baseados em fagos, de grande capacidade, personalizáveis, multiplexados e multifuncionais representam uma categoria adicional de nanomaterial que poderia potencialmente transformar as terapias genéticas e a medicina personalizada.

Veja também sobre "O que são vírus1" e "Exame genético".

Nature Communications, publicação em 30 de maio de 2023.
New Scientist, notícia publicada em 30 de maio de 2023.

NEWS.MED.BR, 2023. Vírus que carrega grandes quantidades de DNA pode avançar as terapias genéticas. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/medical-journal/1439275/virus-que-carrega-grandes-quantidades-de-dna-pode-avancar-as-terapias-geneticas.htm>. Acesso em: 27 abr. 2024.

1 Vírus: Pequeno microorganismo capaz de infectar uma célula de um organismo superior e replicar-se utilizando os elementos celulares do hospedeiro. São capazes de causar múltiplas doenças, desde um resfriado comum até a AIDS.
2 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
3 Proteínas: Um dos três principais nutrientes dos alimentos. Alimentos que fornecem proteína incluem carne vermelha, frango, peixe, queijos, leite, derivados do leite, ovos.
4 Distrofia: 1. Acúmulo de grande quantidade de matéria orgânica, mas poucos nutrientes, em corpos de água, como brejos e pântanos. 2. Na medicina, é qualquer problema de nutrição e o estado de saúde daí decorrente.
5 Célula: Unidade funcional básica de todo tecido, capaz de se duplicar (porém algumas células muito especializadas, como os neurônios, não conseguem se duplicar), trocar substâncias com o meio externo à célula, etc. Possui subestruturas (organelas) distintas como núcleo, parede celular, membrana celular, mitocôndrias, etc. que são as responsáveis pela sobrevivência da mesma.
6 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
7 Prova de conceito: Prova de conceito (PoC ou Proof of Concept) é um termo utilizado para denominar um modelo prático que possa provar o conceito (teórico) estabelecido por uma pesquisa ou artigo técnico. Ela pode ser considerada uma implementação, em geral resumida ou incompleta, de um método ou de uma ideia, realizada com o propósito de verificar se o conceito ou a teoria em questão é susceptível de ser explorado de maneira útil.