Uma forma de estrogênio conhecida por estar relacionada ao humor positivo foi 43% menor em mulheres na pré-menopausa1 com depressão do que naquelas sem a condição.

Os dados são de um estudo publicado na revista Cell Metabolism, que aponta que uma espécie de bactéria2 intestinal que decompõe essa forma de estrogênio pode contribuir para a depressão em mulheres na pré-menopausa1. Futuras terapias direcionadas a esse micróbio podem ajudar a tratar a doença.

Leia sobre "Perimenopausa e as suas características" e "Microbioma3 intestinal humano".

A depressão é cerca de duas vezes mais comum em mulheres do que em homens. Embora não esteja claro o porquê, pesquisas anteriores sugeriram que a diferença poderia ser devido a mudanças no estradiol – uma forma de estrogênio que se descobriu estar relacionada ao humor positivo.

Gaohua Wang, do Hospital Renmin da Universidade de Wuhan, na China, e seus colegas mediram os níveis de estradiol em amostras de sangue4 de 189 mulheres na pré-menopausa1, 91 das quais com depressão. Eles descobriram que, em média, os níveis de estradiol eram quase 43% menores naquelas com a condição do que naquelas sem ela.

Os pesquisadores então extraíram micróbios intestinais das amostras fecais das participantes e os misturaram em uma solução com estradiol. As bactérias intestinais de mulheres com depressão decompõem o estradiol mais rapidamente do que as bactérias de mulheres sem a doença, sugerindo que as diferenças no microbioma3 intestinal contribuem para níveis mais baixos de estradiol na depressão.

A equipe identificou o micróbio degradador de estradiol como Klebsiella aerogenes, que foi 14 vezes mais prevalente em amostras de fezes de participantes com depressão do que aqueles sem. Camundongos fêmeas alimentados com K. aerogenes por quatro semanas apresentaram níveis mais baixos de estradiol e apresentaram mais sintomas5 depressivos, como se limpar menos, do que camundongos fêmeas que não receberam a bactéria2.

Juntos, esses achados indicam que a K. aerogenes reduz os níveis de estradiol, contribuindo potencialmente para a depressão em mulheres.

Timothy Sampson, da Emory University, nos Estados Unidos, diz que este estudo representa os próximos estágios da pesquisa do microbioma3, onde as descobertas podem orientar o desenvolvimento de novos medicamentos direcionados a micróbios específicos e seus processos metabólicos. No entanto, não está claro o quão significativo é o efeito que a K. aerogenes tem sobre o humor em humanos, diz ele. Pode ser tão pequeno que tratamentos futuros não melhorem os sintomas5 depressivos em mulheres.

No artigo, os pesquisadores contextualizam que o declínio do estradiol pode resultar em transtornos depressivos em mulheres; no entanto, as causas desse declínio não são claras.

Neste estudo, isolou-se a bactéria2 Klebsiella aerogenes degradadora de estradiol das fezes de mulheres na pré-menopausa1 com depressão. Em camundongos, a gavagem com essa cepa6 levou ao declínio do estradiol e a comportamentos semelhantes à depressão.

O gene que codifica a enzima7 degradadora de estradiol na K. aerogenes foi identificado como 3β-hidroxiesteroide desidrogenase (3β-HSD). A expressão heteróloga de 3β-HSD resultou em Escherichia coli obtendo a capacidade de degradar o estradiol. A gavagem de camundongos com E. coli expressando 3β-HSD diminuiu seus níveis séricos de estradiol, causando comportamentos semelhantes à depressão.

A prevalência8 de K. aerogene e 3β-HSD foi maior em mulheres na pré-menopausa1 com depressão do que naquelas sem depressão.

Esses resultados sugerem que as bactérias degradadoras de estradiol e as enzimas 3β-HSD são alvos potenciais de intervenção para o tratamento da depressão em mulheres na pré-menopausa1.

Veja também sobre "Depressão maior", "Depressão em mulheres" e "Tipos de depressão".

Cell Metabolism, Vol. 35, Nº 4, em abril de 2023.
New Scientist, notícia publicada em 17 de março de 2023.

NEWS.MED.BR, 2023. Bactérias intestinais que quebram o estrogênio foram associadas à depressão em mulheres. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/medical-journal/1436010/bacterias-intestinais-que-quebram-o-estrogenio-foram-associadas-a-depressao-em-mulheres.htm>. Acesso em: 25 abr. 2024.

1 Menopausa: Estado fisiológico caracterizado pela interrupção dos ciclos menstruais normais, acompanhada de alterações hormonais em mulheres após os 45 anos.
2 Bactéria: Organismo unicelular, capaz de auto-reproduzir-se. Existem diferentes tipos de bactérias, classificadas segundo suas características de crescimento (aeróbicas ou anaeróbicas, etc.), sua capacidade de absorver corantes especiais (Gram positivas, Gram negativas), segundo sua forma (bacilos, cocos, espiroquetas, etc.). Algumas produzem infecções no ser humano, que podem ser bastante graves.
3 Microbioma: Comunidade ecológica de microrganismos comensais, simbióticos e patogênicos que compartilham nosso espaço corporal. Microbioma humano é o conjunto de microrganismos que reside no corpo do Homo sapiens, mantendo uma relação simbiótica com o hospedeiro. O conceito vai além do termo microbiota, incluindo também a relação entre as células microbianas e as células e sistemas humanos, por meio de seus genomas, transcriptomas, proteomas e metabolomas.
4 Sangue: O sangue é uma substância líquida que circula pelas artérias e veias do organismo. Em um adulto sadio, cerca de 45% do volume de seu sangue é composto por células (a maioria glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas). O sangue é vermelho brilhante, quando oxigenado nos pulmões (nos alvéolos pulmonares). Ele adquire uma tonalidade mais azulada, quando perde seu oxigênio, através das veias e dos pequenos vasos denominados capilares.
5 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
6 Cepa: Cepa ou estirpe é um termo da biologia e da genética que se refere a um grupo de descendentes com um ancestral comum que compartilham semelhanças morfológicas e/ou fisiológicas.
7 Enzima: Proteína produzida pelo organismo que gera uma reação química. Por exemplo, as enzimas produzidas pelo intestino que ajudam no processo digestivo.
8 Prevalência: Número de pessoas em determinado grupo ou população que são portadores de uma doença. Número de casos novos e antigos desta doença.