As células1 nas quais todo o genoma foi duplicado não aumentam a síntese de proteínas2 para lidar com o aumento do DNA. Em vez disso, uma escassez de proteínas2 que regulam o empacotamento do DNA no núcleo leva a uma segregação deficiente das estruturas do DNA, o que acaba contribuindo para o desenvolvimento do câncer3.

Os achados são de um estudo publicado na revista Nature, no qual os pesquisadores relatam como a duplicação de todo o genoma leva à perda oncogênica da segregação da cromatina4.

A duplicação do genoma completo (DGC) é um evento recorrente em cânceres humanos e promove instabilidade cromossômica e aquisição de aneuploidias5. No entanto, a organização tridimensional da cromatina4 em células1 com DGC e sua contribuição para os fenótipos oncogênicos são atualmente desconhecidas.

Neste estudo mostrou-se que em células1 deficientes em p53, a DGC induz a perda de segregação da cromatina4 (PSC). Esse evento é caracterizado pela segregação reduzida entre cromossomos6 curtos e longos, subcompartimentos A e B e domínios adjacentes da cromatina4.

A PSC é conduzida pela regulação negativa de CTCF e H3K9me3 em células1 que contornaram a ativação do ponto de verificação tetraploide. Análises longitudinais revelaram que PSC prepara regiões genômicas para reposicionamento de subcompartimento em células1 com DGC. Isso resulta em alterações epigenéticas e de cromatina4 associadas à ativação de oncogenes em tumores resultantes de células1 com DGC.

Notavelmente, os eventos de reposicionamento de subcompartimento foram amplamente independentes de alterações cromossômicas, o que indica que esses foram mecanismos complementares que contribuíram para o desenvolvimento e progressão do tumor7.

No geral, a perda de segregação da cromatina4 inicia alterações na conformação da cromatina4 que, em última análise, resultam em modificações epigenéticas e transcricionais oncogênicas, o que sugere que a evolução da cromatina4 é uma marca registrada do câncer3 causado por duplicação do genoma completo.

Saiba mais sobre "Oncogênese - como se dá o processo de formação do câncer3" e "Genética - conceitos básicos".

Fonte: Nature, publicação em 15 de março de 2023.

NEWS.MED.BR, 2023. A duplicação do genoma perturba o empacotamento do DNA e promove o desenvolvimento do câncer. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/medical-journal/1435765/a-duplicacao-do-genoma-perturba-o-empacotamento-do-dna-e-promove-o-desenvolvimento-do-cancer.htm>. Acesso em: 19 abr. 2024.

1 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
2 Proteínas: Um dos três principais nutrientes dos alimentos. Alimentos que fornecem proteína incluem carne vermelha, frango, peixe, queijos, leite, derivados do leite, ovos.
3 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
4 Cromatina: Também conhecida como cariotina. É a substância constituinte do cromossomo da célula eucarionte e composta de ADN, ARN e proteínas.
5 Aneuploidias: Aneuplóide é a celula que teve o seu material genético alterado, sendo portadora de um número cromossômico diferente do normal da espécie. Podendo ter uma diminuição ou um aumento do número de pares de cromossomos, porém não de todos. As mais comuns são: trissomia (três cromossomos ao invés de dois) ou monossomia (um cromossomo ao invés de dois).
6 Cromossomos: Cromossomos (Kroma=cor, soma=corpo) são filamentos espiralados de cromatina, existente no suco nuclear de todas as células, composto por DNA e proteínas, sendo observável à microscopia de luz durante a divisão celular.
7 Tumor: Termo que literalmente significa massa ou formação de tecido. É utilizado em geral para referir-se a uma formação neoplásica.