A duplicação do genoma perturba o empacotamento do DNA e promove o desenvolvimento do câncer
As células1 nas quais todo o genoma foi duplicado não aumentam a síntese de proteínas2 para lidar com o aumento do DNA. Em vez disso, uma escassez de proteínas2 que regulam o empacotamento do DNA no núcleo leva a uma segregação deficiente das estruturas do DNA, o que acaba contribuindo para o desenvolvimento do câncer3.
Os achados são de um estudo publicado na revista Nature, no qual os pesquisadores relatam como a duplicação de todo o genoma leva à perda oncogênica da segregação da cromatina4.
A duplicação do genoma completo (DGC) é um evento recorrente em cânceres humanos e promove instabilidade cromossômica e aquisição de aneuploidias5. No entanto, a organização tridimensional da cromatina4 em células1 com DGC e sua contribuição para os fenótipos oncogênicos são atualmente desconhecidas.
Neste estudo mostrou-se que em células1 deficientes em p53, a DGC induz a perda de segregação da cromatina4 (PSC). Esse evento é caracterizado pela segregação reduzida entre cromossomos6 curtos e longos, subcompartimentos A e B e domínios adjacentes da cromatina4.
A PSC é conduzida pela regulação negativa de CTCF e H3K9me3 em células1 que contornaram a ativação do ponto de verificação tetraploide. Análises longitudinais revelaram que PSC prepara regiões genômicas para reposicionamento de subcompartimento em células1 com DGC. Isso resulta em alterações epigenéticas e de cromatina4 associadas à ativação de oncogenes em tumores resultantes de células1 com DGC.
Notavelmente, os eventos de reposicionamento de subcompartimento foram amplamente independentes de alterações cromossômicas, o que indica que esses foram mecanismos complementares que contribuíram para o desenvolvimento e progressão do tumor7.
No geral, a perda de segregação da cromatina4 inicia alterações na conformação da cromatina4 que, em última análise, resultam em modificações epigenéticas e transcricionais oncogênicas, o que sugere que a evolução da cromatina4 é uma marca registrada do câncer3 causado por duplicação do genoma completo.
Saiba mais sobre "Oncogênese - como se dá o processo de formação do câncer3" e "Genética - conceitos básicos".
Fonte: Nature, publicação em 15 de março de 2023.