O aumento da ingestão de proteínas pode impedir a recuperação do peso após uma dieta
Dietas que envolvem jejum intermitente1 podem ajudar na perda de peso – mas retornar aos hábitos alimentares normais geralmente significa recuperar os quilos perdidos. Cientistas agora têm uma possível explicação para esse ciclo frustrante: o jejum de curto prazo altera a composição da microbiota2 intestinal, que, por sua vez, altera a maneira como o corpo absorve a gordura3.
Experimentos em camundongos sugerem que o crescimento da bactéria4 Lactobacillus no intestino contribui para essa recuperação do tecido adiposo5 pós-dieta. Os achados mostram ainda que dietas ricas em proteínas6 ajudam a promover o controle de peso, reduzindo os níveis dessa bactéria4 no intestino.
Leia sobre "Microbioma7 intestinal humano" e "Dietas para emagrecer".
O estudo, publicado na revista Nature Metabolism, relata como a dieta rica em proteínas6 evita o aumento da massa gorda8 após a dieta, neutralizando a absorção de lipídios aprimorada por Lactobacillus.
Os pesquisadores contextualizam que a restrição alimentar é amplamente utilizada para reduzir a massa gorda8 e perder peso em indivíduos com ou sem obesidade9; no entanto, a recuperação do peso após a dieta ainda é um grande desafio, e os mecanismos subjacentes permanecem amplamente indefinidos.
Neste estudo, mostrou-se que a realimentação após vários tipos de dieta induz o rápido acúmulo de gordura3 em camundongos e a absorção intestinal aprimorada de lipídios contribui para o aumento da massa gorda8 pós-dieta.
Além disso, a realimentação após restrição dietética de curto prazo é acompanhada por um aumento de Lactobacillus no intestino e seus metabólitos10, o que contribui para a maior absorção intestinal de lipídios e o aumento da massa gorda8 pós-dieta; no entanto, a realimentação com uma dieta rica em proteínas6 após uma restrição alimentar de curto prazo atenua a absorção intestinal de lipídios e reprime o acúmulo de gordura3 ao impedir o crescimento de Lactobacillus.
Esses resultados fornecem informações sobre os mecanismos subjacentes ao aumento da massa gorda8 após a dieta. Também foi proposto que ter como alvo Lactobacillus intestinal para inibir a absorção intestinal de lipídios por meio de dieta rica em proteínas6 ou antibióticos é provavelmente uma estratégia eficaz para prevenir a obesidade9 após a dieta.
Veja também sobre "O papel dos alimentos ricos em proteínas6", "Consequências do emagrecimento rápido" e "O perigo das dietas para emagrecer".
Fontes:
Nature Metabolism, publicação em 01 de dezembro de 2022.
Nature, notícia publicada em 13 de dezembro de 2022.