Gostou do artigo? Compartilhe!

Estudo sugere associação causal entre doença renal crônica e maior risco de hemorragia intracerebral espontânea

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

As evidências que ligam a doença renal1 crônica (DRC) à hemorragia2 intracerebral (HIC) espontânea são inconclusivas devido à possível confusão por comorbidades3 que frequentemente coexistem em pacientes com essas duas doenças.

O objetivo deste estudo, publicado no JAMA Neurology, foi determinar se existe associação entre DRC e o risco de HIC.

Saiba mais sobre "Insuficiência renal4 crônica" e "Hemorragia2 cerebral".

Foi realizado um estudo de 3 etapas que combinou análises observacionais e genéticas. Primeiro, a associação entre DRC e risco de HIC foi testada no estudo Ethnic/Racial Variations of Intracerebral Hemorrhage (ERICH), um estudo multicêntrico de caso-controle nos EUA. Todos os participantes com dados disponíveis sobre DRC do ERICH foram incluídos.

Em segundo lugar, esta análise foi replicada no UK Biobank (UKB), um estudo populacional em andamento no Reino Unido. Todos os participantes do UKB foram incluídos neste estudo. Em terceiro lugar, as análises de randomização mendeliana foram implementadas no UKB usando 27 variantes genéticas relacionadas à DRC para testar associações genéticas.

O ERICH foi realizado de 1º de agosto de 2010 a 1º de agosto de 2017 e observou os participantes por 1 ano. O UKB inscreveu participantes entre 2006 e 2010 e continuará a observá-los por 30 anos. A análise dos dados foi realizada de 11 de novembro de 2019 a 10 de maio de 2022.

A exposição do estudo foi DRC em estágios 1 a 5.

O resultado de interesse foi HIC, verificada no ERICH por meio de revisão especializada de neuroimagens e no UKB por meio de uma combinação de dados autorrelatados e códigos da Classificação Estatística Internacional de Doenças, Décima Revisão.

No estudo ERICH, um total de 2.914 participantes com HIC e 2.954 controles que tinham dados disponíveis sobre DRC foram avaliados (média [DP] de idade, 61,6 [14,0] anos; 2.433 participantes do sexo feminino [41,5%]; 3.435 participantes do sexo masculino [58,5%]).

Descobriu-se que a DRC foi independentemente associada a maior risco de HIC (odds ratio [OR], 1,95; IC 95%, 1,35-2,89; P <0,001). Essa associação não foi modificada por raça e etnia.

A replicação no UKB com 1.341 participantes com HIC e 501.195 controles (média [DP] de idade, 56,5 [8,1] anos; 273.402 participantes do sexo feminino [54,4%]; 229.134 participantes do sexo masculino [45,6%]) confirmou essa associação (OR, 1,28; IC 95%, 1,01-1,62; P = 0,04).

Análises de randomização mendeliana indicaram que a DRC determinada geneticamente estava associada ao risco de HIC (OR, 1,56; IC 95%, 1,13-2,16; P = 0,007).

Neste estudo de 3 estágios que combinou análises observacionais e genéticas entre os participantes inscritos em 2 grandes estudos observacionais com diferentes características e desenhos de estudo, a doença renal1 crônica foi consistentemente associada a maior risco de hemorragia2 intracerebral.

Análises de randomização mendeliana sugerem que essa associação foi causal. Mais estudos são necessários para identificar as vias biológicas específicas que medeiam essa associação.

Leia sobre "Rompimento de um vaso sanguíneo", "Acidente Vascular Cerebral5" e "Aneurisma6 cerebral".

 

Fonte: JAMA Neurology, publicação em 15 de agosto de 2022.

 

NEWS.MED.BR, 2022. Estudo sugere associação causal entre doença renal crônica e maior risco de hemorragia intracerebral espontânea. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/medical-journal/1423830/estudo-sugere-associacao-causal-entre-doenca-renal-cronica-e-maior-risco-de-hemorragia-intracerebral-espontanea.htm>. Acesso em: 2 out. 2022.

Complementos

1 Renal: Relacionado aos rins. Uma doença renal é uma doença dos rins. Insuficiência renal significa que os rins pararam de funcionar.
2 Hemorragia: Saída de sangue dos vasos sanguíneos ou do coração para o exterior, para o interstício ou para cavidades pré-formadas do organismo.
3 Comorbidades: Coexistência de transtornos ou doenças.
4 Insuficiência renal: Condição crônica na qual o corpo retém líquido e excretas pois os rins não são mais capazes de trabalhar apropriadamente. Uma pessoa com insuficiência renal necessita de diálise ou transplante renal.
5 Acidente vascular cerebral: Conhecido popularmente como derrame cerebral, o acidente vascular cerebral (AVC) ou encefálico é uma doença que consiste na interrupção súbita do suprimento de sangue com oxigênio e nutrientes para o cérebro, lesando células nervosas, o que pode resultar em graves conseqüências, como inabilidade para falar ou mover partes do corpo. Há dois tipos de derrame, o isquêmico e o hemorrágico.
6 Aneurisma: Alargamento anormal da luz de um vaso sangüíneo. Pode ser produzida por uma alteração congênita na parede do mesmo ou por efeito de diferentes doenças (hipertensão, aterosclerose, traumatismo arterial, doença de Marfán, etc.).
Gostou do artigo? Compartilhe!