A ingestão de vegetais crucíferos está inversamente associada à extensa calcificação da aorta abdominal em mulheres idosas
Foi mostrado anteriormente que a maior ingestão de vegetais crucíferos está inversamente associada à espessura da camada íntima-média da artéria1 carótida.
Para testar a hipótese de que um consumo aumentado de vegetais crucíferos está associado a indicadores reduzidos de doença vascular2 estrutural em outras áreas da árvore vascular2, o objetivo desse estudo, publicado pelo British Journal of Nutrition, foi investigar a associação transversal entre a ingestão de vegetais crucíferos e a extensa calcificação3 na aorta abdominal4.
A ingestão alimentar foi avaliada, usando um FFQ (questionário de frequência alimentar), em 684 mulheres idosas do Calcium Intake Fracture Outcome Study. Os vegetais crucíferos incluem repolho, couve de Bruxelas, couve-flor e brócolis. A calcificação3 da aorta abdominal4 (CAA) foi pontuada usando a escala Kauppila AAC24 em imagens da espinha lateral de absorciometria de raios-X de dupla energia e foi categorizada como 'não extensa' (0-5) ou 'extensa' (≥6).
A idade média foi de 74,9 (DP 2,6) anos, a ingestão média de vegetais crucíferos foi de 28,2 g/d (intervalo interquartil 15,0-44,7) e 128/684 (18,7%) mulheres tiveram pontuações de CAA extensa.
Aquelas com maior ingestão de vegetais crucíferos (>44,6 g/d) foram associadas a uma probabilidade 46% menor de ter CAA extensa em comparação com aquelas com menor ingestão (<15,0 g/d) após ajuste para estilo de vida, dieta e fatores de risco de doença cardiovascular (ORQ4 v. Q1 0,54, IC 95% 0,30-0,97, P = 0,036).
O consumo total de vegetais e cada um dos outros tipos de vegetais não foram relacionados à CAA extensa (P >0,05 para todos).
Este estudo reforça a hipótese de que a maior ingestão de vegetais crucíferos pode proteger contra a calcificação3 vascular2.
Leia sobre "Doenças das artérias5", "Obstrução da carótida", "Alimentação saudável" e "Envelhecimento saudável".
Fonte: British Journal of Nutrition, publicação em 17 de julho de 2020.