Gostou do artigo? Compartilhe!

Estudo revela associação independente de genótipo entre deficiência de vitamina D e síndrome do ovário policístico

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

A síndrome1 dos ovários2 policísticos (SOP) é o distúrbio reprodutivo, endócrino3 e metabólico mais comum em mulheres em idade reprodutiva. Globalmente, a prevalência4 de SOP varia de 4 a 21%, conforme definido pelos critérios do NIH 1990 e Rotterdam 2003. Os dados epidemiológicos do Paquistão são escassos, mas a prevalência4 de SOP foi relatada como particularmente alta entre mulheres de origem étnica do Sul da Ásia.

Acredita-se que a SOP surja como resultado da interação entre fatores genéticos e ambientais. Um crescente corpo de literatura indica que a deficiência de vitamina5 D pode ser um fator de risco6. Metanálises de estudos observacionais relataram amplamente que tanto a deficiência de vitamina5 D quanto os polimorfismos de nucleotídeo único (PNUs) no gene que codifica o receptor da vitamina5 D (RVD) foram associados à suscetibilidade à síndrome1 do ovário7 policístico. No entanto, faltam dados relacionados ao status da vitamina5 D entre mulheres com SOP no Paquistão.

Leia sobre "Entendendo os ovários2 policísticos" e "Deficiência de vitamina5 D".

Esse estudo de caso-controle, publicado pela revista Nature Scientific Reports, foi realizado para estudar a influência do status da vitamina5 D e do genótipo8 para 24 PNUs em quatro genes na via da vitamina5 D (RVD, DBP, CYP27B1, CYP24A1) na SOP.

Análises estatísticas foram conduzidas para identificar fatores fenotípicos9 e genotípicos associados ao risco de SOP e para testar as interações entre o genótipo8 e o status da vitamina5 D.

A SOP foi independentemente associada com menor idade, maior índice de massa corporal10, menor relação cintura-quadril, deficiência de vitamina5 D (concentração sérica de 25-hidroxivitamina D <10 ng/mL), falta de exercícios ao ar livre, glicose11 em jejum aumentada e histórico familiar de SOP em pelo menos um parente de primeiro grau.

Nenhuma associação estatisticamente significativa foi observada entre o genótipo8 de qualquer PNU investigado e o risco de SOP, seja como efeito principal ou em interação com o status de vitamina5 D.

Nesse estudo relatou-se uma associação forte e independente entre a deficiência de vitamina5 D e o risco de Síndrome1 do Ovário7 Policístico, no Paquistão, que não foi modificada pela variação genética na via da vitamina5 D.

Veja também sobre "Hipovitaminoses", "Hirsutismo12" e "Cistos ovarianos".

 

Fonte: Nature Scientifc Reports, publicação em 10 de fevereiro de 2020.

 

NEWS.MED.BR, 2020. Estudo revela associação independente de genótipo entre deficiência de vitamina D e síndrome do ovário policístico. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/medical-journal/1377033/estudo-revela-associacao-independente-de-genotipo-entre-deficiencia-de-vitamina-d-e-sindrome-do-ovario-policistico.htm>. Acesso em: 22 set. 2020.

Complementos

1 Síndrome: Conjunto de sinais e sintomas que se encontram associados a uma entidade conhecida ou não.
2 Ovários: São órgãos pares com aproximadamente 3cm de comprimento, 2cm de largura e 1,5cm de espessura cada um. Eles estão presos ao útero e à cavidade pelvina por meio de ligamentos. Na puberdade, os ovários começam a secretar os hormônios sexuais, estrógeno e progesterona. As células dos folículos maduros secretam estrógeno, enquanto o corpo lúteo produz grandes quantidades de progesterona e pouco estrógeno.
3 Endócrino: Relativo a ou próprio de glândula, especialmente de secreção interna; endocrínico.
4 Prevalência: Número de pessoas em determinado grupo ou população que são portadores de uma doença. Número de casos novos e antigos desta doença.
5 Vitamina: Compostos presentes em pequenas quantidades nos diversos alimentos e nutrientes e que são indispensáveis para o desenvolvimento dos processos biológicos normais.
6 Fator de risco: Qualquer coisa que aumente a chance de uma pessoa desenvolver uma doença.
7 Ovário: Órgão reprodutor (GÔNADAS) feminino. Nos vertebrados, o ovário contém duas partes funcionais Sinônimos: Ovários
8 Genótipo: Composição genética de um indivíduo, ou seja, os genes que ele tem.
9 Fenotípicos: Referente a fenótipo, ou seja, à manifestação visível ou detectável de um genótipo. Características físicas, morfológicas e fisiológicas do organismo.
10 Índice de massa corporal: Medida usada para avaliar se uma pessoa está abaixo do peso, com peso normal, com sobrepeso ou obesa. É a medida mais usada na prática para saber se você é considerado obeso ou não. Também conhecido como IMC. É calculado dividindo-se o peso corporal em quilogramas pelo quadrado da altura em metros. Existe uma tabela da Organização Mundial de Saúde que classifica as medidas de acordo com o resultado encontrado.
11 Glicose: Uma das formas mais simples de açúcar.
12 Hirsutismo: Presença de pêlos terminais (mais grossos e escuros) na mulher, em áreas anatômicas características de distribuição masculina, como acima dos lábios, no mento, em torno dos mamilos e ao longo da linha alba no abdome inferior. Pode manifestar-se como queixa isolada ou como parte de um quadro clínico mais amplo, acompanhado de outros sinais de hiperandrogenismo (acne, seborréia, alopécia), virilização (hipertrofia do clitóris, aumento da massa muscular, modificação do tom de voz), distúrbios menstruais e/ou infertilidade.
Gostou do artigo? Compartilhe!