Gostou do artigo? Compartilhe!

A ligação entre doença renal e câncer: complicações e tratamento

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

As doenças renais agudas e crônicas englobam um conjunto complexo de doenças que podem levar ao câncer1 e resultar dele. Em particular, a doença renal2 pode surgir do uso de agentes quimioterapêuticos. Muitos dos quimioterápicos do câncer1 atuais e recentemente desenvolvidos são nefrotóxicos e podem promover disfunção renal2, que frequentemente se manifesta durante os estágios terminais do câncer1.

Dada a ligação entre doença renal2 e desenvolvimento e tratamento do câncer1, uma revisão publicada no The Lancet teve como objetivo destacar a importância da colaboração multidisciplinar entre oncologistas e nefrologistas para prever e prevenir a nefrotoxicidade3 induzida por quimioterapia4.

À medida que novas terapias são introduzidas para tratar o câncer1, novas toxicidades renais requerem diagnóstico5 e tratamento adequados. Prevê-se que colaborações multidisciplinares levarão ao desenvolvimento e implementação de diretrizes para os clínicos melhorarem o tratamento terapêutico de pacientes com câncer1 e insuficiência renal6.

Saiba mais sobre "Insuficiência renal6 aguda", "Insuficiência renal6 crônica", "Câncer1 renal2" e "Câncer1 - informações importantes".

 

Fonte: The Lancet, publicação em 25 de julho de 2020.

 

NEWS.MED.BR, 2020. A ligação entre doença renal e câncer: complicações e tratamento. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/medical-journal/1374998/a-ligacao-entre-doenca-renal-e-cancer-complicacoes-e-tratamento.htm>. Acesso em: 5 ago. 2020.

Complementos

1 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
2 Renal: Relacionado aos rins. Uma doença renal é uma doença dos rins. Insuficiência renal significa que os rins pararam de funcionar.
3 Nefrotoxicidade: É um dano nos rins causado por substâncias químicas chamadas nefrotoxinas.
4 Quimioterapia: Método que utiliza compostos químicos, chamados quimioterápicos, no tratamento de doenças causadas por agentes biológicos. Quando aplicada ao câncer, a quimioterapia é chamada de quimioterapia antineoplásica ou quimioterapia antiblástica.
5 Diagnóstico: Determinação de uma doença a partir dos seus sinais e sintomas.
6 Insuficiência renal: Condição crônica na qual o corpo retém líquido e excretas pois os rins não são mais capazes de trabalhar apropriadamente. Uma pessoa com insuficiência renal necessita de diálise ou transplante renal.
Gostou do artigo? Compartilhe!