Gostou do artigo? Compartilhe!

Circulation: três maneiras simples de salvar quase 100 milhões de vidas, em 25 anos, em todo o mundo

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia

As doenças não transmissíveis (DNTs) são a principal causa de morte em todo o mundo e são amplamente evitáveis através de mudanças nos fatores de risco modificáveis. A médica Fatima Rodriguez, professora assistente na Divisão de Medicina Cardiovascular da Stanford University, juntamente com outros colaboradores, quantificaram o impacto global de três intervenções de saúde1 pública que, em conjunto, levariam a obter os maiores ganhos em redução da mortalidade2 por DNTs nos próximos 25 anos:

Saiba mais sobre "Hipertensão arterial3" e "Estratégias para reduzir o sal da dieta".

Usando dados de uma miríade de fontes, incluindo pesquisas de saúde1 da população e Estimativas de Saúde1 Global da OMS, os investigadores previram mudanças na mortalidade2 entre 2015 e 2040.

De acordo com a análise, o aumento do tratamento da hipertensão arterial3 para 70% pode prolongar a vida de 39,4 milhões de pessoas, de acordo com as estimativas do estudo. Cortar a ingestão de sódio em 30% atrasaria mais 40 milhões de mortes, além de ajudar a diminuir a pressão alta, um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares5. Finalmente, a eliminação da gordura trans6 artificial adiaria mais 14,8 milhões de mortes. As três intervenções poderiam atrasar 94,3 milhões de mortes durante 25 anos.

Os efeitos foram maiores para os homens do que para as mulheres e para os mais velhos (idade ≥ 70 anos) do que para os mais jovens. Os pesquisadores calcularam seus números analisando dados globais de vários estudos, bem como dados da Organização Mundial da Saúde1. A África Sub-Saariana teria a maior proporção de mortes totais atrasadas, enquanto o sul da Ásia teria o maior impacto na eliminação da gordura trans6.

Esta análise epidemiológica sugere que três simples intervenções na população poderiam diminuir drasticamente a carga global de DNTs. Para atingir este objetivo, os países de rendimento baixo e médio, em particular, necessitam de recursos e infraestruturas de saúde1 pública para aumentar o acesso à farmacoterapia para hipertensão arterial3, o principal fator de risco7 modificável para as doenças cardiovasculares5 precoces. Como os autores salientam na discussão, as intervenções não só são viáveis, mas também extremamente rentáveis. O fruto de menor impacto pode ser a eliminação de gorduras trans4 por meio de legislação nacional, como tem sido feito em alguns países de alta renda, como os EUA.

O que está claro nesta e em outras análises semelhantes é que, para focar substancialmente na prevenção de doenças cardiovasculares5, as intervenções devem ir além do nível individual de cada paciente, com um enfoque mais populacional.

É bom lembrar que, nos Estados Unidos, a hipertensão arterial3 é responsável por mais mortes relacionadas com doenças cardíacas e acidentes vasculares8 cerebrais do que qualquer outro fator de risco7 modificável, de acordo com as diretrizes de 2019 para a prevenção de doenças cardiovasculares5 emitidas pela AHA e pelo American College of Cardiology.

Veja também sobre "Doenças cardiovasculares5" e "Como reduzir os níveis de LDL colesterol9".

 

Fonte: Circulation, junho de 2019.

 

NEWS.MED.BR, 2019. Circulation: três maneiras simples de salvar quase 100 milhões de vidas, em 25 anos, em todo o mundo. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/medical-journal/1341348/circulation-tres-maneiras-simples-de-salvar-quase-100-milhoes-de-vidas-em-25-anos-em-todo-o-mundo.htm>. Acesso em: 17 set. 2019.

Complementos

1 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
2 Mortalidade: A taxa de mortalidade ou coeficiente de mortalidade é um dado demográfico do número de óbitos, geralmente para cada mil habitantes em uma dada região, em um determinado período de tempo.
3 Hipertensão arterial: Aumento dos valores de pressão arterial acima dos valores considerados normais, que no adulto são de 140 milímetros de mercúrio de pressão sistólica e 85 milímetros de pressão diastólica.
4 Gorduras trans: Tipo específico de gordura formada por um processo de hidrogenação natural (ocorrido no rúmen de animais) ou industrial. Esta hidrogenação industrial transforma óleos vegetais líquidos em gordura sólida à temperatura ambiente e são utilizadas para melhorar a consistência dos alimentos e também aumentar a vida de prateleira de alguns produtos. Mas o consumo excessivo de alimentos ricos em gorduras trans pode causar aumento do colesterol total e do colesterol ruim (LDL-colesterol) e também redução dos níveis de colesterol bom (HDL-colesterol).
5 Doenças cardiovasculares: Doença do coração e vasos sangüíneos (artérias, veias e capilares).
6 Gordura trans: Tipo específico de gordura formada por um processo de hidrogenação natural (ocorrido no rúmen de animais) ou industrial. Esta hidrogenação industrial transforma óleos vegetais líquidos em gordura sólida à temperatura ambiente e são utilizadas para melhorar a consistência dos alimentos e também aumentar a vida de prateleira de alguns produtos. Mas o consumo excessivo de alimentos ricos em gorduras trans pode causar aumento do colesterol total e do colesterol ruim (LDL-colesterol) e também redução dos níveis de colesterol bom (HDL-colesterol). Encontrada em margarinas, biscoitos, batatas fritas, sorvete e salgadinhos industrializados. Aumenta o colesterol ruim e, ao mesmo tempo, reduz o bom colesterol.
7 Fator de risco: Qualquer coisa que aumente a chance de uma pessoa desenvolver uma doença.
8 Vasculares: Relativo aos vasos sanguíneos do organismo.
9 LDL colesterol: Do inglês low-density lipoprotein cholesterol, colesterol de baixa densidade ou colesterol ruim.
Gostou do artigo? Compartilhe!