Gostou do artigo? Compartilhe!

Mudanças no estilo de vida podem evitar um em cada dez casos de câncer de mama até 2024

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie esta notícia
Mudança na rotina de mulheres pode evitar vários casos de câncer1 de mama2, segundo dados do Cancer1 Research UK.

Reduzir o tempo de uso da terapia de reposição hormonal, manter um peso saudável para a idade, realizar uma atividade física de maneira regular, parar de fumar, amamentar e proteger-se do sol em excesso pode evitar cerca de 5.700 casos de câncer1 de mama2 a cada ano.

Todos os anos, cerca de 44 mil mulheres no Reino Unido são diagnosticadas com câncer1 de mama2. Esta incidência3 aumentou 12% na última década.

A terapia de reposição hormonal prolongada é o principal fator de risco4 para o câncer1 de mama2. Segundo Max Parkin, coordenador da pesquisa, as terapias hormonais de longo prazo foram identificadas como o principal fator de risco4 a ser atacado e tem esperanças de que seu uso continue a cair nos próximos cinco anos.

Evidências científicas mostram que o câncer1 de mama2 em mulheres obesas na pós-menopausa5 é 25% maior quando comparadas a mulheres com peso normal.

Aumentar a atividade física e evitar o uso de bebidas alcóolicas pode prevenir o câncer1 de mama2. O recomendado é que as mulheres façam trinta minutos de exercício cinco vezes por semana nos próximos três anos e não consumam mais de duas unidades de álcool por dia (o equivalente a uma taça de vinho ou a uma lata de 500 ml de cerveja).

Amamentar uma criança por 6 meses também pode reduzir o risco do câncer1 de mama2.

A idade aumenta o risco de câncer1 de mama2 e mesmo mulheres com estilo de vida saudável devem fazer o auto-exame todos os meses, além das mamografias recomendadas por um médico que deverá acompanhar cada paciente.

É importante lembrar que o risco individual de câncer1 é uma combinação de fatores genéticos, ambientais e de estilo de vida. Manter uma vida saudável, com atividade física regular e limitar o consumo de álcool não garante que uma pessoa não tenha câncer1 de mama2, mas pode ajudar a reduzir as chances de desenvolver este tipo de tumor6.

Fonte: Cancer1 Research UK
NEWS.MED.BR, 2007. Mudanças no estilo de vida podem evitar um em cada dez casos de câncer de mama até 2024. Disponível em: <https://www.news.med.br/p/medical-journal/11895/mudancas-no-estilo-de-vida-podem-evitar-um-em-cada-dez-casos-de-cancer-de-mama-ate-2024.htm>. Acesso em: 21 jan. 2022.

Complementos

1 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
2 Mama: Em humanos, uma das regiões pareadas na porção anterior do TÓRAX. As mamas consistem das GLÂNDULAS MAMÁRIAS, PELE, MÚSCULOS, TECIDO ADIPOSO e os TECIDOS CONJUNTIVOS.
3 Incidência: Medida da freqüência em que uma doença ocorre. Número de casos novos de uma doença em um certo grupo de pessoas por um certo período de tempo.
4 Fator de risco: Qualquer coisa que aumente a chance de uma pessoa desenvolver uma doença.
5 Menopausa: Estado fisiológico caracterizado pela interrupção dos ciclos menstruais normais, acompanhada de alterações hormonais em mulheres após os 45 anos.
6 Tumor: Termo que literalmente significa massa ou formação de tecido. É utilizado em geral para referir-se a uma formação neoplásica.
Gostou do artigo? Compartilhe!